Sesap lança campanha “Dezembro Vermelho” de conscientizar sobre HIV/Aids
Natal, RN 29 de mar 2024

Sesap lança campanha "Dezembro Vermelho" de conscientizar sobre HIV/Aids

19 de novembro de 2019
Sesap lança campanha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Para combater a alta incidência e promover conscientização sobre o combate, a Secretaria da Saúde Pública realiza no mês de dezembro uma grande mobilização de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. O Dezembro Vermelho nasceu a partir da Lei 13.504, publicada em 07 de novembro de 2017, e dá sequência às ações do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado anualmente em 1º de dezembro desde 1988.

O objetivo é informar a população sobre os sinais e sintomas, prevenção e contágio da doença, importância do diagnóstico e tratamento precoce, além de combater o preconceito às pessoas vivendo com HIV/AIDS. A Sesap realizará ações para incentivar o uso do preservativo e a realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais.

O Rio Grande do Norte possui, atualmente, 7.492 pacientes realizando tratamento para HIV/AIDS nos 14 Serviços de Assistência Especializada (SAE) existentes nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró e Pau-dos-Ferros.

A AIDS é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo mais vulnerável para doenças e infecções. O HIV pode ser transmitido através do sexo sem camisinha (vaginal, anal ou oral), do compartilhamento de seringas e agulhas, da transfusão de sangue contaminado, de instrumentos que furam ou cortam não esterilizados e da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Apesar da evolução nas formas de tratamento e prevenção, a AIDS ainda representa um problema de saúde pública de grande relevância, por ser uma doença que, até o momento, não tem cura, bem como pelo estigma e discriminação que afetam as pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHA).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.