TRABALHO

Livro sobre expectativa e realidade da Reforma Trabalhista é lançado com debate no IFRN Cidade Alta

Os efeitos negativos da reforma trabalhista para o país são tema de debate que ocorre nesta quarta-feira (18), a partir das 17h, no IFRN Cidade Alta. Na ocasião, será lançado também o livro “Reforma Trabalhista: promessas e realidade”, organizado pela Rede de Estudos e Monitoramento da Reforma Trabalhista (Remir). O evento tem o apoio do Sinasafe-Natal. O professor da UFPB Roberto Veras de Oliveira é um dos autores da obra e vai conversar com o público. A exposição também contará com a participação do professor de Ciências Sociais da UFRN César Sanson e do professor José Cleyton Neves Lopes.

Anunciada como uma iniciativa de modernização da legislação trabalhista em um período de crise econômica e instabilidade política, a Reforma Trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional em 2017 completou dois anos sem cumprir nenhuma das promessas iniciais.

O número de postos de trabalho informal cresceu vertiginosamente no país e os trabalhadores celetistas passaram a enfrentar condições de trabalho piores do que as anteriores, com salários menores e menos benefícios, mesmo assim o governo federal ampliou o sucateamento das relações de trabalho com o lançamento da Medida Provisória n° 905, mais conhecida como Programa Verde e Amarelo e pretendente reformar também o serviço público.

A proposta deve estabelecer novas regras para contratação de servidores, definir salários iniciais inferiores aos pagos atualmente, dificultar promoções, acabar com a estabilidade e reduzir o número de carreiras e de concursos públicos.

 

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"