Rosalba é um dos alvos de operação que apura suspeita de corrupção na Arena das Dunas
Natal, RN 25 de abr 2024

Rosalba é um dos alvos de operação que apura suspeita de corrupção na Arena das Dunas

10 de dezembro de 2019
Rosalba é um dos alvos de operação que apura suspeita de corrupção na Arena das Dunas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dois apartamentos da ex-governadora e atual prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP), nos bairros de Areia Preta (Natal) e Nova Betânia (Mossoró), foram alvos da operação “Mão na bola”, deflagrada nesta terça-feira (10) pela Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal.

Rosalba era a governadora do Estado na época da construção e inauguração da Arena das Dunas.

Estão sendo cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal/RN em Natal, nos bairros de Areia Preta, Lagoa Nova e Lagoa Azul; e Nova Betânia, em Mossoró. A operação apura suspeita de crimes como desvio de finalidade de financiamento, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, atribuídos a integrantes de um grupo empresarial do ramo de construção civil, membro de Sindicato de Trabalhadores e agentes públicos do Rio Grande do Norte.

As medidas cumpridas são de apreensão de documentos, bens e valores relacionados aos fatos criminosos.
De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início no ano de 2014 a partir da notícia do pagamento de propinas a membro de um Sindicato de Trabalhadores e agentes públicos do RN, por pessoas vinculadas a grupo empresarial responsável pela obra de construção do estádio Arena das Dunas.

- “Diligências iniciais evidenciaram a utilização de empresas, algumas de fachada, para emissão de notas fiscais superfaturadas ou fictícias, de modo a gerar “caixa dois”, utilizado para o pagamento de propinas”, afirma a nota da PF enviada à imprensa.

A assessoria da PF também informou que os depoimentos de colaboradores, associada à análise dos registros bancários e fiscais de investigados trouxeram novos elementos que corroboraram a notícia da ocorrência de pagamentos de vantagem indevida a agentes públicos e membro de Sindicato.

- Constatou-se que os investigados receberam expressivos valores em suas contas bancárias, mediante depósitos fracionados, o que indica a tentativa de driblar os mecanismos de controle do Conselho de Controle de Atividade Financeira – COAF (atualmente Unidade de Inteligência Financeira – UIF)”, disse.

Em contato com a agência Saiba Mais, a assessoria de imprensa da prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini emitiu uma nota oficial sobre a operação. Ela confirmou que foram feitas diligências nos dois apartamentos da ex-governadora, em Natal e Mossoró, e se colocou à disposição da Justiça. Leia a nota na íntegra:

Sobre as notícias a respeito de operação realizada hoje, 10, relativas ao estádio Arena das Dunas, de Natal (RN), confirmamos que houve diligência na residência da prefeita Rosalba Ciarlini, em Mossoró, onde ela se encontrava. No entanto, não foi apresentado o conteúdo da investigação, ou eventuais acusações ou denúncia.

O Arena das Dunas foi o único dos estádios da Copa 2014 concluído no prazo, sem aditivos de prazo ou de preço, e com valor abaixo do inicialmente orçado, estando em pleno funcionamento na capital, conforme atestam todos os natalenses e potiguares.

Como se faz ao longo de sua vida pública, acompanhada por todos, Rosalba Ciarlini se coloca à disposição da Justiça e dos demais órgãos estatais a fim de esclarecer todos os fatos.

A prefeita considera que as diligências realizadas hoje nos dois apartamentos contribuirão para confirmar a correção de sua conduta.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.