Bolsonaro ataca imprensa de novo: “Jornalistas são raça em extinção”
Natal, RN 18 de abr 2024

Bolsonaro ataca imprensa de novo: “Jornalistas são raça em extinção”

6 de janeiro de 2020
Bolsonaro ataca imprensa de novo: “Jornalistas são raça em extinção”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente Jair Bolsonaro criticou a cobertura da imprensa sobre seu governo nesta segunda-feira (6). Para o mandatário, jornalistas são "uma raça em extinção". As informações são do jornal Folha de São Paulo.

"Quem não lê jornal não está informado. E quem lê está desinformado. Tem de mudar isso. Vocês são uma espécie em extinção. Eu acho que vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama. Vocês são uma raça em extinção", afirmou nesta manhã ao sair do Palácio da Alvorada.

"É importante a informação, não a desinformação ou o fake news. Por exemplo, eu cancelei todos os jornais do Palácio do Planalto. Todos, todos, não recebo mais papel de jornal ou revista. Quem quiser que vai comprar", disse.

No sábado (4), Bolsonaro já havia criticado a cobertura jornalística do governo ao comentar por meio do Twitter uma reportagem do Uol que mostra que ele usou recursos do fundo eleitoral na campanha na qual foi reeleito deputado em 2014.

Na mensagem, Bolsonaro acusa o veículo de mentir porque a lei atual que trata do financiamento público foi aprovada em 2017.

Na fala desta segunda-feira no Palácio da Alvorada, o presidente voltou a citar a reportagem:

"O UOL falou: Bolsonaro falou para não votar em candidatos que usem o fundão, mas ele usou em 2014. O fundão é de 2017. É de uma imbecilidade. Não vou dizer todo mundo aqui, para não ser processado pela ANJ [Associação Nacional de Jornais] e não sei o quê, mas é de uma imbecilidade. Não sabe nem mentir mais".

No entanto, a possibilidade de dinheiro público financiar campanhas já existia. A mudança que a lei aprovada pelo Congresso em outubro de 2017 trouxe foi a exclusividade da verba eleitoral ser de dinheiro público e de pessoas físicas, sem a participação de empresas.

De acordo com a reportagem do Uol, Bolsonaro usou R$ 200 mil de dinheiro público  destinado ao PP em 2014.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) emitiu uma nota sobre o episódio.

Leia na íntegra:

O país e o mundo têm sido surpreendidos, a cada momento, por declarações estapafúrdias do presidente da República e de seus auxiliares mais próximos. Até a manhã desta segunda-feira, a mais recente dessas declarações tinha sido a de que os jornalistas são "uma espécie em extinção", que, como tal, deveriam ficar sob os cuidados do Ibama.

O presidente não deve confundir o que talvez seja um desejo oculto seu com a realidade. Enquanto a informação for uma necessidade vital nas sociedades modernas, e ela será sempre, o jornalismo vai continuar a existir.

E, com certeza, sobreviverá por mais tempo do que políticos inimigos da democracia, que, estes sim, tendem a ser engolidos pela história.

Paulo Jerônimo de Sousa
Presidente da ABI

Fonte: Com informações do Congresso em Foco

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.