Entidades de estudantes vão pedir auditoria no Inep e indenização por erros no Enem
Natal, RN 23 de abr 2024

Entidades de estudantes vão pedir auditoria no Inep e indenização por erros no Enem

21 de janeiro de 2020
Entidades de estudantes vão pedir auditoria no Inep e indenização por erros no Enem

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As principais entidades de representação dos estudantes no país vão ao Ministério Público nesta terça-feira (21) para exigir uma auditoria no Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelas provas do Enem. Os estudantes também vão cobrar uma indenização coletiva em favor dos candidatos prejudicados pelos erros do Ministério da Educação na correção das provas da seleção.

O ministro da Educação Abraham Weintraub identificou 6 mil erros em notas do Enem 2019. Além da falha inicial da gráfica, o governo Bolsonaro reconheceu erros na aplicação da prova.

O presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) Pedro Gork disse que já esperava pelos erros antes mesmo de virem à público:

- A gente já denunciava que esse descaso poderia acontecer com o Enem desde o início. É uma prova da incompetência e descompromisso do atual Ministério da Educação com o futuro dos estudantes. O Inep trocou de presidência várias vezes, teve problema no começo com a gráfica e tudo isso é um sinal do descaso, do compromisso e da desorganização desse governo”, afirmou.

Gorki confirmou que o Ministério Público será acionado para que os estudantes que se sentirem prejudicados sejam indenizados:

- Vamos acionar o MP, será uma ação de indenização em favor dos estudantes que se sentiram prejudicados por esse descaso. Também vamos pedir auditoria do processo para que o MP investigue o erro, as motivações e que a gente consiga penalizar quem quer prejudicar o futuro de tantos jovens que só querem construir o desenvolvimento pessoal e coletivo do país. Não podemos permitir isso de modo algum”, disse.

Além da UBES, a ação será ajuizada em nome da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.