MPF denuncia Lula por estimular invasão do tríplex que, segundo Sérgio Moro, era do ex-presidente
Natal, RN 29 de mar 2024

MPF denuncia Lula por estimular invasão do tríplex que, segundo Sérgio Moro, era do ex-presidente

29 de janeiro de 2020
MPF denuncia Lula por estimular invasão do tríplex que, segundo Sérgio Moro, era do ex-presidente

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério Público Federal de São Paulo apresentou uma denúncia nesta quarta-feira (29) contra o ex-presidente Lula e o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, por uma ocupação realizada pelo movimento no apartamento do Condomínio Solaris – o triplex do Guarujá – atribuído ao ex-presidente uma semana após a condenação de Lula.

Segundo O Antagonista, o MP alega que Lula estimulou a ocupação – considerada uma invasão pela promotoria – do imóvel ao dizer, em discurso feito em janeiro de 2018, que teria pedido “para o Guilherme Boulos mandar o pessoal dele ocupar”. Cerca de 30 manifestantes ingressaram no apartamento.

Embora o imóvel seja atribuído a Lula pelo próprio MP, a denúncia aponta que houve esbulho possessório, quando se invade “terreno ou edifício alheio”. A pena é de até seis meses de detenção e multa.

Na época, o  coordenador do MTST, Josué Rocha, disse que a ação teve como objetivo “denunciar a farsa do processo que envolve o presidente Lula, que está preso há uma semana injustamente”. “Nós queremos provar isso na prática. Se o triplex é dele, então nós podemos ficar. Se não é do Lula, por que ele está preso?”, disse.

Os manifestantes ficaram cerca de três horas dentro do imóvel e logo foram retirados pela Polícia Militar. “O MTST foi retirado do triplex, sob a alegação de flagrante, disseram que não precisavam de reintegração, e ameaçaram prender todos se não saísse no prazo, levando a uma intervenção do Choque. Totalmente arbitrário. Nenhuma novidade”, comentou Boulos na ocasião.

Em fevereiro do ano passado, a Polícia Federal havia aberto investigação para saber se Lula “influenciou” o ato.

Fonte: Revista Fórum

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.