Nação Zambêracatu lança financiamento coletivo para celebrar Iemanjá em Natal
Natal, RN 29 de mar 2024

Nação Zambêracatu lança financiamento coletivo para celebrar Iemanjá em Natal

27 de janeiro de 2020
Nação Zambêracatu lança financiamento coletivo para celebrar Iemanjá em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O grupo de percussão Nação Zambêracatu lançou uma campanha de arrecadação em Natal (RN) para o cortejo em homenagem à Iemanjá que acontece no próximo domingo, 2 de fevereiro. O “Batuque para a Rainha do Mar” está na 8ª edição. Em 2020, a manifestação religiosa também marcará a inauguração da nova estátua de Iemanjá entregue pela prefeitura de Natal. O artista Emanuel Câmara é o responsável pela escultura que mede 3,5 metros de altura e pesa quatro toneladas. A nova estátua de Iemanjá foi uma reivindicação dos povos de terreiro ligados a religiões de matriz africana no Rio Grande do Norte.

Com a arrecadação dos recursos, o Nação Zambêracatu espera financiar a estrutura de palco, som, iluminação, além de apresentações culturais e shows. O financiamento coletivo está sendo feito a partir do link http://vaka.me/817819. A expectativa do grupo é conseguir R$ 10 mil com a campanha.

Zambêracatu

A data 2 de fevereiro, no calendário das religiões de matriz africana, é o dia dedicado ao orixá Iemanjá, divindade das águas, mãe de todas as orís (cabeças) e um dos orixás mais populares no Brasil.

Desde de 2012, a Nação Zambêracatu realiza anualmente cortejos em homenagem a Yemanjá. A cada ano, o número de participantes que prestigia as apresentações e reverencia a Rainha do Mar tem crescido substancialmente e se tornado ponto de encontro de religiosos, simpatizantes, filhos e devotos da Grande Mãe e da cultura e musicalidade negra.

Nação ZAmbêracatu realiza o "Batuque para a Rainha do Mar" desde 2012 em Natal (foto: Pedro Feitoza)

Além dos festejos para Yemanjá, a Nação realizará seu primeiro seminário, intitulado “Orun Aiyê”, que contará com quatro dias de atividades, incluindo momentos de estudo, debates, cerimônias religiosas e finalizando com o evento na estátua de Yemanjá na Praia do Meio. O grupo também homenageará a Rainha Iracema Albuquerque (in memorian), filha de Iemanjá, matriarca e uma das fundadoras da Nação.

Festejos

A programação promovida pela prefeitura de Natal na Praia do Meio, no próximo domingo (2), começa às 6h30, com o Presente de Iemanjá. Na sequência tem Escola de Ogans, a entrega da estátua às 8h com saudação a Iemanjá e Encontro de Afoxés. Artistas potiguares se apresentam a partir das 11h30, como Analuh Soares, Folia de Rua Potiguar, banda Nêgo Zâmbi, Nação Zambêracatu, Coco de Zambê e Coco Juremado RN Flechas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.