CIDADANIA

Nação Zambêracatu lança financiamento coletivo para celebrar Iemanjá em Natal

O grupo de percussão Nação Zambêracatu lançou uma campanha de arrecadação em Natal (RN) para o cortejo em homenagem à Iemanjá que acontece no próximo domingo, 2 de fevereiro. O “Batuque para a Rainha do Mar” está na 8ª edição. Em 2020, a manifestação religiosa também marcará a inauguração da nova estátua de Iemanjá entregue pela prefeitura de Natal. O artista Emanuel Câmara é o responsável pela escultura que mede 3,5 metros de altura e pesa quatro toneladas. A nova estátua de Iemanjá foi uma reivindicação dos povos de terreiro ligados a religiões de matriz africana no Rio Grande do Norte.

Com a arrecadação dos recursos, o Nação Zambêracatu espera financiar a estrutura de palco, som, iluminação, além de apresentações culturais e shows. O financiamento coletivo está sendo feito a partir do link http://vaka.me/817819. A expectativa do grupo é conseguir R$ 10 mil com a campanha.

Zambêracatu

A data 2 de fevereiro, no calendário das religiões de matriz africana, é o dia dedicado ao orixá Iemanjá, divindade das águas, mãe de todas as orís (cabeças) e um dos orixás mais populares no Brasil.

Desde de 2012, a Nação Zambêracatu realiza anualmente cortejos em homenagem a Yemanjá. A cada ano, o número de participantes que prestigia as apresentações e reverencia a Rainha do Mar tem crescido substancialmente e se tornado ponto de encontro de religiosos, simpatizantes, filhos e devotos da Grande Mãe e da cultura e musicalidade negra.

Nação ZAmbêracatu realiza o “Batuque para a Rainha do Mar” desde 2012 em Natal (foto: Pedro Feitoza)

Além dos festejos para Yemanjá, a Nação realizará seu primeiro seminário, intitulado “Orun Aiyê”, que contará com quatro dias de atividades, incluindo momentos de estudo, debates, cerimônias religiosas e finalizando com o evento na estátua de Yemanjá na Praia do Meio. O grupo também homenageará a Rainha Iracema Albuquerque (in memorian), filha de Iemanjá, matriarca e uma das fundadoras da Nação.

Festejos

A programação promovida pela prefeitura de Natal na Praia do Meio, no próximo domingo (2), começa às 6h30, com o Presente de Iemanjá. Na sequência tem Escola de Ogans, a entrega da estátua às 8h com saudação a Iemanjá e Encontro de Afoxés. Artistas potiguares se apresentam a partir das 11h30, como Analuh Soares, Folia de Rua Potiguar, banda Nêgo Zâmbi, Nação Zambêracatu, Coco de Zambê e Coco Juremado RN Flechas.

 

 

 

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"