The New York Times afirma em Editorial que ataque a Glenn Greendwald é ameaça a Estado de Direito
Natal, RN 24 de abr 2024

The New York Times afirma em Editorial que ataque a Glenn Greendwald é ameaça a Estado de Direito

22 de janeiro de 2020
The New York Times afirma em Editorial que ataque a Glenn Greendwald é ameaça a Estado de Direito

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Editorial publicado nesta quarta-feira (22) pelo jornal The New York Times afirma que o ataque do Ministério Público Federal ao jornalista norte-americano Glenn Greendwald, denunciado por participar de ação criminosa com hakers que invadiram celulares de autoridades públicas brasileiras, é uma ameaça ao Estado de Direito no Brasil.

O jornal cita relatório de 2018 da Ong Repórter Sem Fronteiras, para o qual o clima de ódio e de animosidade provocado por líderes iliberais no Brasil e de outras partes do mundo – a exemplo de Jair Bolsonaro - em relação aos jornalistas representava uma ameaça às democracias.

"Mais e mais líderes eleitos democraticamente não veem mais a mídia como parte essencial da democracia, mas como um adversário ao qual demonstram abertamente sua aversão", diz o documento.

Greendwald é editor do site The Intercept Brasil, veículo que divulgou a série de reportagens Vaza Jato que revelam um conluio entre membros da força-tarefa da operação Lava Jato e o ex-juiz e atual ministro da Justiça Sérgio Moro. Um dos alvos do grupo era a prisão do ex-presidente Lula.

O jornal de maior expressão dos Estados Unidos encerra o editorial afirmando que “atacar os portadores dessa mensagem é um desserviço sério e uma ameaça perigosa ao Estado de Direito”.

Leia o editorial do The New York Times na íntegra:

Brasil denuncia Glenn Greendwald por crime

denúncia do governo brasileiro contra o jornalista americano Glenn Greenwald é um caso cada vez mais familiar de atirar no mensageiro e ignorar a mensagem.

Greenwald é mais conhecido por seu papel na divulgação de documentos de segurança nacional vazados por Edward Snowden, ex-contratado pela Agência Nacional de Segurança, em 2013. No Brasil, onde ele se mudou há 15 anos para estar com seu agora marido, uma oposição O congressista brasileiro Greenwald co-fundou uma versão em português do seu site de notícias investigativas, The Intercept, que se tornou um espinho ao lado do presidente da extrema direita, Jair Bolsonaro .

Em junho passado, o The Intercept Brasil publicou uma série de artigos, baseados em mensagens vazadas de celulares, que pareciam mostrar conluio ilegal com promotores por Sérgio Moro, o juiz que havia se tornado uma superestrela por prender dezenas de empresários e políticos, incluindo o popular ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A prisão de Lula o eliminou da disputa de presidente, abrindo caminho para a eleição de Bolsonaro - que então nomeou Moro como seu ministro da Justiça. Agora, além desse conflito de interesse implícito, as mensagens hackeadas sugeriam que Moro havia violado a lei brasileira, segundo a qual os juízes deveriam ser árbitros neutros, para ajudar Bolsonaro. E isso por um homem anteriormente criticado por seu ataque à corrupção arraigada.

Mas o campo de Bolsonaro rapidamente se concentrou em Greenwald, e não em Moro. Greenwald e seu marido, David Miranda, sofreram ameaças de morte e ataques homofóbicos. A imprensa brasileira informou que a polícia federal, que está sob o comando de Moro, pediu ao Ministério da Economia que investigasse as "atividades financeiras" de Greenwald, e a polícia disse que havia iniciado uma investigação sobre a invasão de celulares que levava a vazamentos.

A denúncia criminal de 95 páginas tornada pública na terça-feira disse que Greenwald não apenas recebeu e escreveu sobre mensagens invadidas, mas na verdade desempenhou um "papel claro na facilitação de cometer um crime". Por exemplo, os promotores disseram que Greenwald se comunicava com os hackers enquanto monitoravam as conversas particulares em um aplicativo de mensagens.

Especialistas jurídicos e políticos da oposição disseram que as evidências eram escassas. Uma investigação da polícia federal, que identificou e prendeu o hacker, já havia liberado Greenwald, e um juiz da Suprema Corte havia declarado que a publicação das mensagens estava protegida pela Constituição Brasileira.

Greenwald disse que "exerceu extrema cautela como jornalista para nunca se aproximar de nenhuma participação" nos hackers; ele também observou que a queixa foi feita pelo mesmo promotor que havia tentado, e falhou, processar o chefe da Ordem dos Advogados do Brasil por criticar Moro.

Infelizmente, atacar uma imprensa livre e crítica se tornou uma pedra angular da nova geração de líderes iliberais no Brasil, como nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. As acusações de irregularidades são descartadas como "notícias falsas" ou calúnias com motivação política, e o poder do estado é aproveitado não contra os funcionários acusados, mas contra o repórter.

Em seu relatório de 2018 sobre liberdades de imprensa, a organização Repórteres Sem Fronteiras alertou que um "clima de ódio e animosidade" criado pelos líderes em relação aos jornalistas estava representando uma "ameaça às democracias".

"Mais e mais líderes eleitos democraticamente não veem mais a mídia como parte essencial da democracia, mas como um adversário ao qual demonstram abertamente sua aversão", afirmou o relatório. Quando Bolsonaro foi eleito presidente em 2018, o Repórteres Sem Fronteiras o chamou de "uma séria ameaça à liberdade de imprensa e à democracia no Brasil".

O presidente Trump pode não ter afetado as liberdades de imprensa nos Estados

Unidos - suas tradições e instituições são fortes demais para isso - mas sua incessante rejeição de histórias que ele não gosta como "notícias falsas" e seus ataques ultrajantes a repórteres como " inimigos do povo ”forneceram socorro e encorajamento para gente como Bolsonaro, que alimenta repulsa a repórteres por desdém pessoal pela imprensa livre e como um meio cínico de despertar a raiva de seus seguidores.

Os artigos de Greenwald fizeram o que uma imprensa livre deve fazer: revelaram uma verdade dolorosa sobre os que estão no poder. Furar a imagem heróica de Moro foi obviamente um choque para os brasileiros e prejudicial para Bolsonaro, mas exigir que os defensores da lei sejam escrupulosos em sua adesão a ela é essencial para a democracia. Atacar os portadores dessa mensagem é um desserviço sério e uma ameaça perigosa ao Estado de Direito.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.