Bolsonaro chama Greenpeace de “lixo” e “porcaria”
Natal, RN 20 de abr 2024

Bolsonaro chama Greenpeace de "lixo" e "porcaria"

13 de fevereiro de 2020
Bolsonaro chama Greenpeace de

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O presidente da república Jair Bolsonaro atacou na manhã desta quinta-feira ( 14) a Organização Não Governamental ambientalista Greenpeace. Questionado pela imprensa em coletiva na saída do Palácio da Alvorada a respeito de uma nota emitida pela ONG, Bolsonaro disse: "Quem é essa porcaria chamada Greenpeace? Isso é um lixo".

A nota emitida pela organização destaca a falta de planejamento do Conselho Nacional da Amazônia Legal. O presidente assinou na terça-feira (11) um decreto que transferiu a coordenação do Conselho, criado em 1995, do Ministério do Meio Ambiente para o Vice-Presidente Hamilton Mourão.

De acordo com o Greenpeace, o conselho foi criado pelo governo federal para coordenar e acompanhar a implementação das políticas públicas do próprio governo para a Amazônia, no entanto não anulará a política anti-ambiental do governo e não tem interesse em combater o desmatamento ou os crimes ambientais. A ONG questiona também a ausência de governadores, indígenas e sociedade civil na composição do conselho.

Além do vice-presidente Mourão, o Conselho será composto pelos ministros da Casa Civil; da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; das Relações Exteriores; da Economia, da Infraestrutura; da Agricultura; Ciência; Minas e Energia; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional e dos chefes da Secretaria-Geral, da Secretaria de Governo e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Confira a nota publicada pelo Greepeace na íntegra

Bolsonaro assinou nesta terça-feira (11) um decreto que transfere a coordenação do Conselho Nacional da Amazônia Legal – conselho criado em 1995, inativo e que poucos sabiam da existência – do Ministério do Meio Ambiente para o Vice-Presidente Hamilton Mourão. Trata-se de um conselho formado exclusivamente pelo governo federal (ministérios e secretarias), para coordenar e acompanhar a implementação das políticas públicas do próprio governo federal para a Amazônia. Os governadores dos estados da Amazônia ficaram de fora do conselho. 

O conselho não tem plano, meta ou orçamento. Ele não anulará a política antiambiental do governo e não tem por finalidade combater o desmatamento ou o crime ambiental. Os governadores, indígenas e a sociedade civil não fazem parte da sua composição. E numa tentativa de minimizar o impacto negativo da gestão do ministro Ricardo Salles, Bolsonaro retirou o Ministro do Meio Ambiente do comando de políticas ambientais para a Amazônia e espera que isto já seja o suficiente para enganar a opinião pública e os investidores internacionais. Mas os resultados continuarão sendo medidos diariamente pelos satélites que medem o desmatamento. 

No último ano, assistimos a um orquestrado desmonte dos órgãos de proteção e fiscalização ambiental, que resultou num aumento do desmatamento em 30%, na queima da floresta e da imagem do Brasil nacional e internacionalmente. 

Desde o anúncio do aumento do desmatamento em novembro, o governo emitiu uma Medida Provisória para premiar grileiros (MP 910/2019) e um Projeto de Lei para garimpeiros (PL 191/2020). Os alertas de desmatamento medidos pelo sistema DETER do INPE para o mês de janeiro de 2020 apontaram 280 km², o dobro do registrado no mesmo período do ano passado. Agora reuniram o presidente, seu vice, os ministros e autoridades em uma grande cerimônia, uma encenação, para criar um conselho que é uma verdadeira soma de zeros.

  Com informações do Brasil 247 

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.