Cineclubistas se reúnem em Natal para torcer por “Democracia em Vertigem” na cerimônia do Oscar
Natal, RN 19 de abr 2024

Cineclubistas se reúnem em Natal para torcer por "Democracia em Vertigem" na cerimônia do Oscar

7 de fevereiro de 2020
Cineclubistas se reúnem em Natal para torcer por

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um grupo de cineclubistas e realizadores de audiovisual de Natal se reúne neste domingo (9) para acompanhar a cerimônia do Oscar, que acontece em Los Angeles. O evento acontece a partir das 20h, no espaço gastroartístico Bar.co, em Candelária. A entrada é gratuita.

A grande expectativa da festa do cinema mundial para os brasileiros está na premiação do melhor documentário. É que entre os indicados está o filme “Democracia e Vertigem”, da cineasta mineira Petra Costa. O documentário é uma versão da golpe de 2016 que afastou do poder a presidenta da República Dilma Rousseff e vai até a eleição de Jair Bolsonaro.

Democracia em Vertigem vem gerando as mais diversas reações no público e atiçou ainda mais a já polarizada militância política, seja progressista, de direita, extrema-direita e neofascista do país.

Para a jornalista e colunista da agência Saiba Mais Tatiana Lima, o principal concorrente de Democracia em Vertigem é o documentário American Factory, financiado pela produtora  Higher Ground Productions, do casal Michelle e Barack Obama.

“Apesar de toda essa diversidade, é no quarto concorrente, American Factory, que está a maior ameaça a Democracia em Vertigem. Um documentário de fôlego, que atravessa uma década registrando trabalhadores, antes empregados de uma fábrica da General Motors em Ohio e, a partir de 2010, de uma gigante chinesa que se instala no mesmo local. As relações de trabalho cada vez mais inseguras – literal e subjetivamente – e o choque de culturas são os pontos fortes do filme”, escreveu a jornalista.

Além do melhor documentário, há uma espera dos cinéfilos em relação a quem vai levar a estatueta de melhor filme de 2019. A concorrência é grande. Coringa, Era uma vez em Hollywood, O Irlandês, 1917, e Parasita são os favoritos nas bolsas de apostas. Eles ainda terão pela frente Adoráveis mulheres, Ford vc Ferrari, História de um casamento e Jojo Rabbit.

Conheça todos os indicados por categoria ao Oscar 2020 aqui

Onde assistir na TV

A passagem das celebridades do cinema pela tradicional tapete vermelho começa a ser transmitida às 20h (horário de Brasília), no Canal E!, e a partir das 21h na TNT, canal que transmite a cerimônia a partir das 22h.

Na TV aberta, quem transmite a festa é a Rede Globo, mas só após o Big Brother, por volta das 23h.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.