Coleção literária destaca as marcas de 10 mulheres potiguares em cordel e xilogravuras
Natal, RN 16 de jun 2024

Coleção literária destaca as marcas de 10 mulheres potiguares em cordel e xilogravuras

7 de março de 2020
Coleção literária destaca as marcas de 10 mulheres potiguares em cordel e xilogravuras

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Ocupar um espaço predominantemente masculino para contar em versos a contribuição de mulheres à história política e cultural do Rio Grande do Norte. Este foi o trabalho desenvolvido por mulheres cordelistas na 3ª edição da coleção Dez Mulheres Potiguares, lançada na manhã deste sábado (7), na Casa do Cordel, na esteira da programação alusiva ao 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

O lançamento teve a participação da cantora e compositora potiguar Ananda Krishna. A coleção Dez Mulheres Potiguares conta com o apoio da Fundação José Augusto e continua a ser vendida na Casa do Cordel, por R$ 20. Já o conjunto de xilogravuras tem custo de R$ 70. Neste domingo (8), a coleção será vendida na Arena das Dunas, durante edição da EcoPraça, e também no Porão das Artes, em Pium. Até o dia 14 de março a coleção estará exposta em painéis no Natal Shopping.

Um percentual de 15% das vendas da coleção será destinado, em forma de contribuição, ao cantor e compositor Romildo Soares, internado no Hospital Giselda Trigueiro.

A coletânea é formada por 10 cordéis escritos por mulheres que contam, em cada um, a vida de uma mulher potiguar que fez história ou que ainda atue de forma relevante nos dias de hoje.

Desde a segunda edição do projeto, o trabalho é desenvolvido só por mulheres, até mesmo as xilogravuras das capas, assinadas pela artista plástica Célia Albuquerque.

“A renovação deste convite foi um grande presente. Através dele posso chegar a muito mais pessoas. Um trabalho que gostaria de já estar fazendo há muito mais tempo, mas que tinha passado quase 40 anos adormecido”, lembra a artista.

Com a ideia principal de mostrar que mulheres também podem fazer cordel, a organização da advogada e assistente social Vani Fragosa e da pedagoga Jussiara Soares contou com a sensibilidade das escritoras no resgate histórico de personalidades femininas que exerceram e ainda exercem relevantes papéis socais na vida pública do Estado.

A professora Débora Seabra foi uma das homenageadas. A história dela foi contada através dos versos de Ana Caroline, autora estreante em cordel. Débora acredita que o trabalho ajuda na divulgação do potencial dos portadores da síndrome de Down e da necessidade da inclusão daqueles que têm necessidades especiais, assim como fizeram com ela.

Professora Débora Seabra foi uma das homenageadas em versos de cordel (foto: Jana Sá)

A apresentação da coletânea é de Aparecida Rego, mestre em Literatura Comparada e professora de Língua Portuguesa da rede pública:

“Essas mulheres encontram nas artes uma ferramenta de resistência, luta e prazer, seguindo os rastros de suas precursoras”, destaca.

Coleção

Nesta edição, a coleção Dez Mulheres Potiguares conta o pioneirismo de Alzira Soriano na política, em versos de Jardia Maia; a lenda por preconceito em torno de Amélia Duarte Machado, por Jussiara Soares; o poder do giz e do título de eleitor nas mãos de Celina Guimarães, na poesia de Fátima Régis; a luta contra o preconceito enfrentado por Débora Seabra, nas estrofes de Ana Caroline; a história da inesquecível romanceira Dona Militana, nas rimas de Rosa Regis; o pioneirismo de Joana Cacilda Bessa na política brasileira, no lirismo de Rita Cruz; a saga de mistério, vida e luz de Mãe Luiza, na métrica de Sírlia Lima; a história da xerife das xerifes, Margareth Gondim, na poesia de Célia Melo (Bombom); a saga de Maria do Céu Fernandes na política do Rio Grande do Norte, nos versos de Geralda Efigênia; e o legado de lutas e paixões de Marise Paiva, na poética de Vani Fragosa.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.