Rede Emancipa amplia cursinhos populares no RN e abre inscrições para turmas 2020
Natal, RN 22 de jun 2024

Rede Emancipa amplia cursinhos populares no RN e abre inscrições para turmas 2020

2 de março de 2020
Rede Emancipa amplia cursinhos populares no RN e abre inscrições para turmas 2020

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com atuação em nível nacional, a rede Emancipa é um movimento social que democratiza o acesso à educação promovendo cursinhos populares, que atendem a estudantes de escolas públicas, visando sua chegada ao ensino superior.

Nacionalmente, a rede de cursinhos populares existe há 13 anos, iniciada na região metropolitana de São Paulo. Desde 2017, a o Emancipa atua no Rio Grande do Norte e hoje existe em todas as regiões do Brasil.

A Zona Norte da capital potiguar foi a primeira a receber as aulas do cursinho Marielle Franco. Atualmente, além da região Norte da capital, a rede também está presente na Zona Leste, Zona Oeste e nos municípios de Currais Novos e Ceará Mirim. No total, mais de dois mil alunos já passaram pelos cursinhos da Rede Emancipa.

Para Tatiane Ribeiro, uma das coordenadoras locais do curso, a iniciativa nasceu da vontade de construir uma educação acessível a todos. "Começamos a pensar no tipo de educação que queríamos e construímos a rede. No RN expandimos bastante nossa atuação no último ano e queremos chegar em mais cidades do Estado em breve. Além disso, visamos sempre a melhoria e o avanço desse movimento e da nossa estrutura pedagógica", conta.

A rede Emancipa atua também com o projeto Emancipa Horizontes, que prevê educação no cárcere com aulas preparatórias para o Enem em presídios.

Para 2020, além da expansão de municípios, a Emancipa quer aumentar sua rede de militantes e professores voluntários. O projeto não tem financiamento de qualquer natureza. "Nós funcionamos de maneira 100% gratuita e sem financiamento. Como atuamos dentro de escolas públicas e nossos professores são voluntários, nossos custos são muito baixos. Ainda assim, sempre que possível fazemos campanhas financeiras, com venda de camisetas e campanha em sites de arrecadação" relata Tatiane Ribeiro.

As inscrições para as novas turmas já estão abertas e as aulas inaugurais dos pólos acontecerão neste sábado (7). Os alunos interessados podem acessar o site nacional do Emancipa e selecionar em qual região querem participar das aulas, que acontecem sempre aos sábados. Os estudantes também podem entrar em contato também com a coordenadora, Tatiane Ribeiro, através do telefone/whatsaap (84) 99659-1792.

Confira os locais dos cursinhos no RN

NATAL

Cursinho Marielle Franco - Zona Norte 
Escola Estadual Walter Duarte Pereira ( Av. Blumenau, S/N - Potengi, Natal - RN, 59112-410)

Cursinho Popular Felipe Camarão - Zona Oeste
E. E. Maria Queiroz (R. da Tamarineira - Felipe Camarão, Natal - RN, 59074-080)

Cursinho Popular de Mãe Luiza
E.E Mons. Alfredo Pegado (AV JOAO XXIII Bairro: MAE LUIZA CEP: 59014250 )

CEARÁ-MIRIM

CURRAIS NOVOS

Cursinho Currais Novos
Escola Estadual Em Tempo Integral Tristão de Barros (Rua Bernadete Xavier -115 - Centro)

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.