Dados epidemiológicos do RN são acompanhados por portal de Laboratório da UFRN
Natal, RN 27 de mai 2024

Dados epidemiológicos do RN são acompanhados por portal de Laboratório da UFRN

31 de março de 2020
Dados epidemiológicos do RN são acompanhados por portal de Laboratório da UFRN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte conta agora com um sistema de monitoramento contínuo dos casos da pandemia.  A inovação  recebeu o nome de Coronavírus RN e apresenta gráficos com dados sobre pacientes infectados, casos suspeitos, descartados e número de mortes.

Desenvolvida por uma equipe de pesquisadores do  Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), a ferramenta contabiliza dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN) e pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte Doutor Almino Fernandes (Lacen-RN). O grupo montou ainda uma sala de situação localizada no laboratório, que faz a análise dos dados e alimenta a plataforma com informações.

O objetivo é manter a sociedade informada sobre o avanço da doença e o site é atualizado diariamente também com dados do Nordeste, ao acessar o usuário poderá acessar os MAPAS, um funções do dispositivo de monitoramento que demonstra a porcentagem do número de casos confirmados por bairro em cada município.

De acordo com os pesquisadores organizadores da ferramenta, o serviço também reúne fontes de dados do Governo Federal e serve para informar a população com dados verídicos e de forma explicativa. “Esse trabalho é realizado para gerar informação qualificada, pois acreditamos que a melhor maneira de se combater essa pandemia é ofertar à população uma informação de qualidade”, disse o coordenador do LAIS, professor Ricardo Valentim.

Valentim ressalta ainda que todos podem monitorar a evolução da Covid 19 no Rio Grande do Norte e comparar essa evolução com os outros estados do Nordeste. “É uma informação bastante relevante para embasar o poder público a tomar as decisões necessárias, além de deixar a população bem informada”, finaliza.

Covid-19 no RN

De acordo com dados da plataforma, até o final da tarde desta terça-feira (31), o Rio Grande do Norte tinha 82 casos confirmados da doença, 1.836 casos suspeitos e uma morte em decorrência do novo coronavírus. Há ainda 658 casos descartados. A média de dias para os resultados da doença é de 2,2.

Em todo o país, 4.830 é o número de casos confirmados do novo coronavírus no Brasil e o número de óbitos nesta terça-feira, de acordo com o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde é de 175.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.