Ministro do Meio Ambiente divulgou vídeo antigo de Dráuzio Varella sobre Coronavírus como se fosse atual
Natal, RN 21 de mai 2024

Ministro do Meio Ambiente divulgou vídeo antigo de Dráuzio Varella sobre Coronavírus como se fosse atual

22 de março de 2020
Ministro do Meio Ambiente divulgou vídeo antigo de Dráuzio Varella sobre Coronavírus como se fosse atual

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, divulgou neste domingo (22) em sua conta no Twitter um vídeo que mostra o doutor Drauzio Varella fazendo recomendações de saúde por conta da transmissão do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, que causa a Covid-19. Na gravação, o médico afirma que vai continuar andando na rua mesmo com a disseminação do vírus e fala ainda que nada justifica uma mudança nos hábitos da população.

Contudo, o vídeo publicado pelo ministro é antigo e foi divulgado pelo médico em suas redes sociais no dia 30 de janeiro, quando ainda não havia nenhum caso do novo coronavírus no Brasil. O primeiro registro de um paciente com o vírus no país ocorreu no dia 26 de fevereiro – ou seja, quase um mês depois da gravação de Drauzio.

A assessoria de imprensa de Drauzio afirma que o vídeo divulgado por Salles foi apagado das redes sociais para evitar confusão. É possível ver que esse conteúdo existiu no site do médico e que foi publicado em janeiro. Em 30 de janeiro o surto ainda não era considerado uma pandemia. Países como Itália, Índia e Filipinas haviam confirmado os primeiros casos de Covid-19 naquele dia. Também não havia ocorrido morte fora da China. Ou seja, o cenário era bem diferente.

O médico já ressaltou em diversos momentos que a pandemia do vírus SARS-CoV-2 é dinâmica. Com isso, as informações e recomendações de autoridades de saúde podem mudar em um curto espaço de tempo. No dia 19 de março, por exemplo, Drauzio divulgou um vídeo destacando a necessidade de a população seguir as novas orientações de isolamento social para prevenir o contágio. Ele mesmo afirma estar bem resguardado.

Fonte: agência Lupa

"A epidemia é dinâmica", diz Dráuzio Varella

Confira abaixo vídeo gravado no sábado (21) pelo médico Dráuzio Varella com preocupações e recomendações diante da atual crise de pandemia do Coronavírus:

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=9loHh2xjSRw[/embed]

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.