Blog do Rafael Duarte

Ministro do Meio Ambiente divulgou vídeo antigo de Dráuzio Varella sobre Coronavírus como se fosse atual

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, divulgou neste domingo (22) em sua conta no Twitter um vídeo que mostra o doutor Drauzio Varella fazendo recomendações de saúde por conta da transmissão do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, que causa a Covid-19. Na gravação, o médico afirma que vai continuar andando na rua mesmo com a disseminação do vírus e fala ainda que nada justifica uma mudança nos hábitos da população.

Contudo, o vídeo publicado pelo ministro é antigo e foi divulgado pelo médico em suas redes sociais no dia 30 de janeiro, quando ainda não havia nenhum caso do novo coronavírus no Brasil. O primeiro registro de um paciente com o vírus no país ocorreu no dia 26 de fevereiro – ou seja, quase um mês depois da gravação de Drauzio.

A assessoria de imprensa de Drauzio afirma que o vídeo divulgado por Salles foi apagado das redes sociais para evitar confusão. É possível ver que esse conteúdo existiu no site do médico e que foi publicado em janeiro. Em 30 de janeiro o surto ainda não era considerado uma pandemia. Países como Itália, Índia e Filipinas haviam confirmado os primeiros casos de Covid-19 naquele dia. Também não havia ocorrido morte fora da China. Ou seja, o cenário era bem diferente.

O médico já ressaltou em diversos momentos que a pandemia do vírus SARS-CoV-2 é dinâmica. Com isso, as informações e recomendações de autoridades de saúde podem mudar em um curto espaço de tempo. No dia 19 de março, por exemplo, Drauzio divulgou um vídeo destacando a necessidade de a população seguir as novas orientações de isolamento social para prevenir o contágio. Ele mesmo afirma estar bem resguardado.

Fonte: agência Lupa

“A epidemia é dinâmica”, diz Dráuzio Varella

Confira abaixo vídeo gravado no sábado (21) pelo médico Dráuzio Varella com preocupações e recomendações diante da atual crise de pandemia do Coronavírus:

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo