OMS reconhece novo Coronavírus como pandemia
Natal, RN 18 de mai 2024

OMS reconhece novo Coronavírus como pandemia

11 de março de 2020
OMS reconhece novo Coronavírus como pandemia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu nesta quarta-feira (11) que há uma pandemia do coronavírus no planeta. Segundo o mais recente boletim do órgão, 4.291 pessoas já morreram em razão do Covid-19. Mais de 118 mil casos já foram diagnosticados em 114 países diferentes.

A OMS avisou ainda que o número de casos, mortes e a quantidade de países atingidos vai aumentar nos próximos dias:

"A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer ", informou o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Direção da Organização Mundial de Saúde afirmou que a crise criada pelo Coronavírus vai afetar todos os setores (AFP)

Nas últimas duas semanas, as ocorrências do Covid-19 fora da China aumentaram 13 vezes e o número de países afetados triplicou.

"Essa é uma crise que vai afetar todos os setores" , disse, que também falou sobre o uso do termo pandemia:

“Pandemia não é uma palavra para ser usada de maneira leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS

 Pandemia

 Pandemia é o termo usado para descrever situações em que uma doença infecciosa ameaça muitas pessoas de forma simultânea no mundo inteiro. A gripe suína de 2009 foi um exemplo em razão de várias mortes terem sido atribuídas à doença. O novo coronavírus se encaixa no perfil de pandemia pela facilidade de transmissão de uma pessoa para outra.

Fonte: Com informações do G1 e da BBC

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.