Governo confirma 19ª morte por Covid-19 e avalia instalar mais dois hospitais de campanha no RN
Natal, RN 18 de mai 2024

Governo confirma 19ª morte por Covid-19 e avalia instalar mais dois hospitais de campanha no RN

15 de abril de 2020
Governo confirma 19ª morte por Covid-19 e avalia instalar mais dois hospitais de campanha no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O número de mortos por Covid-19 subiu para 19 no Rio Grande do Norte. A vítima mais recente é de um homem de 38 anos de idade, com histórico de diabetes, residente em São Gonçalo do Amarante. O óbito foi confirmado terça-feira (14) e divulgado no boletim epidemiológico de hoje (15).

O secretário de Estado de Saúde Pública Cipriano Maia informou ainda que seis mortes seguem em investigação pelos órgãos de vigilância sanitária.

Ele disse ainda que o número de pacientes diagnosticados com a Covid-19 subiu para 399 e 2.247 pessoas seguem com suspeita de terem sido infectadas pelo novo Coronavírus. O RN já realizou 2.994 testes.

Hospitais de campanha

Cipriano Maia anunciou durante entrevista coletiva nesta quarta-feira (15) que o Governo estuda a viabilidade de implantar mais dois hospitais de campanha na região Metropolitana de Natal. Um em São Gonçalo do Amarante e outro em Parnamirim. Não foram revelados custos nem prazo para a conclusão das obras.

“Com relação ao hospital de campanha em São Gonçalo do Amarante, a prefeitura já disponibilizou (o terreno) e estamos avançando pra viabilizar o mecanismo de gestão. Comporta 100 leitos, podendo ser 30 UTI”, disse.

Maia explicou que, se for concretizado, o hospital será preparado para receber pacientes de Natal, de municípios da região metropolitana, e também será utilizado como retaguarda para região do Mato Grande.

O hospital de campanha em Parnamirim também está sendo avaliado em parceria com o município e deverá ser direcionado para atender a retaguarda daquela região. Segundo ele, as novas duas unidades estão sendo avaliadas em paralelo ao hospital de Natal, previsto para ser instalado na Arena das Dunas. Até o momento, o Governo já recebeu sete propostas referente ao chamamento público relançado semana passada e avalia a melhor alternativa:

- Correm em paralelo. As propostas (do chamamento público) tiveram um custo econômico não compatível e estamos viabilizando outras alternativas a um custo mais racional e efetivo em termos de celeridade”, explicou.

O hospital de campanha de Natal que o Governo do Estado avalia implantar na Arena das Dunas terá um custo máximo de R$ 37 milhões, incluindo 100 leitos, sendo 53 de UTI, além de pagamento dos profissionais de saúde e a estrutura da unidade.

Respiradores da China

O titular Sesap anunciou que 30 respiradores da China devem chegar ao Rio Grande do Norte na próxima semana. Os equipamentos foram comprados em conjunto com os demais estados do Nordeste através do Consórcio criado na região.

Apesar dos novos respiradores, Cipriano Maia destacou que o Ministério da Saúde adquiriu 10 mil equipamentos e disse esperar que o Rio Grande do Norte seja contemplado com algumas unidades:

- Estamos fazendo todos os esforço para que (os respiradores comprados pelo Governo Federal) possam chegar no Estado”, afirmou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.