Campanha de financiamento repassa doações do público para artistas do RN
Natal, RN 20 de jun 2024

Campanha de financiamento repassa doações do público para artistas do RN

15 de abril de 2020
Campanha de financiamento repassa doações do público para artistas do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Quando se trata de eventos culturais, o adiamento ou cancelamento de shows, apresentações e festas em razão do novo Coronavírus reflete no bolso dos artistas, que tem nessas ocasiões sua única fonte de renda, já tão desvalorizada. Um mês após a classificação da pandemia, esses trabalhadores continuam passando por diversas dificuldades financeiras. Foi para ajudar os artistas potiguares que o coletivo Liberdade, Socialismo e Revolução, do PSOL, lançou a campanha de arrecadação #PelaVidaDosTrabalhadoresDaCultura.

De acordo com Victor Varela, muitos militantes da LSR são artistas e passaram a relatar as dificuldades, o que motivou o grupo a lançar a iniciativa não só para os integrantes do coletivo.

"Começamos a receber as demandas de que muitos não estavam emplacando seus trabalhos e desenvolvemos a ação, que parte de um cadastramento para os artistas preencherem. Através disso eles recebem orientações sobre o auxílio emergencial por exemplo, nós divulgamos seus trabalhos e repassamos os valores arrecadados para eles, além de cobrar também que o Governo e a Prefeitura lancem editais e paguem cachês atrasados", explica.

Os valores de doações estão sendo arrecadados através de transferências bancárias. O grupo já juntou cerca de R$ 1.200 desde o lançamento da campanha, em 8 de abril, valor que já foi dividido e repassado a oito dos 15 artistas que se cadastraram junto ao coletivo. Desses, nenhum recebeu até então o valor referente ao auxílio emergencial do Governo Federal. A prestação de contas dos valores arrecadas são divulgadas semanalmente nas redes sociais.

Os artistas podem se cadastrar para receber a ajuda de custo ou orientações para o recebimento de auxílio emergencial, cadastro em editais ou orientações sobre cachês pendentes. Para tanto, basta preencher este formulário ou entrar em contato através do telefone (84) 99609-9828.

"A iniciativa é um exemplo até para o poder público", diz mestre da cultura popular

Um dos artistas que recebeu a verba da campanha #PelaVidadosTrabalhadoresdaCultura foi o mestre Gláucio Teixeira, do grupo Congos de Combate, de São Gonçalo do Amarante. Ele conta que a iniciativa chegou em um momento de necessidade.

"Eu sou um artista independente e autônomo, não tenho renda fixa, pois dependo das apresentações fechadas em determinado mês. Trabalho com um grupo de cerca de vinte pessoas e estamos impossibilitados de divulgar nosso trabalho até mesmo online, pois não podemos nos encontrar. Recebi da campanha R$ 150, que para alguns pode ser pouco mas já é de grande ajuda para quitar uma conta ou garantir uma alimentação durante a semana. A iniciativa é um exemplo para outras organizações e até mesmo para o poder público, já que deveriam ser eles a nos ajudar", conta o artista.

Ainda de acordo com Gláucio, em São Gonçalo do Amarante ainda não existe qualquer iniciativa no sentido de auxiliar os trabalhadores da cultura no município.

A cantora de Reggae Luanda Luz, artista que vive apenas das apresentações com a banda, também chegou a receber a ajuda de custo da campanha. Segundo ela, as lives são uma alternativa de divulgação do trabalho, mas que não geram renda como as apresentações presenciais.

"Temos diversas dificuldades, até mesmo antes da pandemia começar nós já vivíamos a dificuldade de ser artista no Brasil, os editais já eram poucos e agora não estão sendo uma alternativa. Estamos acumulando contas, atrasando aluguel e por isso ações como essa são tão importantes. Estamos tentando fazer lives com contribuição consciente, que mesmo não sendo a mesma coisa dos shows, já ajudam a mim e a banda que trabalha comigo, a produção, várias pessoas", conta a cantora.

A cantora vai realizar sua segunda live neste sábado (18), a partir das 16h20 no seu perfil do Instagram @luandaluzoficial.

Pela Vida dos Trabalhadores da Cultura

Doações podem ser feitas para a seguinte conta bancária
Banco do Brasil
Agência:  1533-4
Conta Poupança: 26.295-1 Variação 51
Samuel M G Dionisio
 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.