RN bate recorde de mortos em 24h, ultrapassa mil infectados e tem 162 pacientes em estado grave
Natal, RN 25 de abr 2024

RN bate recorde de mortos em 24h, ultrapassa mil infectados e tem 162 pacientes em estado grave

29 de abril de 2020
RN bate recorde de mortos em 24h, ultrapassa mil infectados e tem 162 pacientes em estado grave

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Rio Grande do Norte registrou mais seis mortes nas últimas 24 horas e estabeleceu o novo recorde de óbitos num único dia desde o início da pandemia, atingindo 54 vítimas. Os ógãos de vigilância ainda investigam mais 9 mortes.

De acordo com o secretário-adjunto de Saúde Petrônio Spinelli, os números explodiram em razão do aumento da quantidade de testes rápidos realizados pelos municípios, especialmente em profissionais de saúde e de segurança que atuam na linha de frente do combate a Covid-19.

“Só não há suspeitos ou pacientes diagnosticados com o novo Coronavírus em apenas oito cidades do RN. Mas é certo que o vírus está circulando em todo o Estado”, disse.

Os casos confirmaram saltaram de 857 para 1.086 em 24 horas e já há 4.730 suspeitos em todo o território potiguar.

Das seis novas mortes divulgadas hoje (29), duas foram confirmadas em Mossoró, duas em Parnamirim, uma em Alto do Rodrigues e uma de Natal.

Spinelli voltou a chamar a atenção para o descumprimento do isolamento social por uma parcela da população. E criticou setores da sociedade que vem pressioando em favor da flexibilização das medidas restritivas, a exemplo do setor empresarial e da Federação Norteriograndense de Futebol:

- Houve uma mobilização social nas ruas nos últimos dias. Há uma preocupação com o que vai acontecer nos próximos sete dias. Há uma pressão de setores para abrir e flexibilizar, e isso pode levar ao relaxamento do isolamento pelas pessoas. Se a gente começar a voltar com o futebol e a abrir loja dá sugestão para a população”, afirmou o gestor que voltou a a fazer um apelo para que as pessoas fiquem em casa e cumpram as medidas de isolamento:

- O momento não é de flexibilizar, mas de manter os 60% do isolamento social, que nesse momento já nem é o ideal. Há poucos dias atrás tínhamos notificaçao de isolamento de cumprimento por apenas 49% da população. Isso é grave. Não quero dizer “eu avisei”, a Sesap está avisando que o momento é de isolamento”, concluiu.

Ocupação dos leitos chega a 40% no sistema de saúde

A situação dramática da luta contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte pode ser exemplificada com a ocupação dos leitos por pacientes em estado crítico. Atualmente, 162 pessoas estão na UTI ou nas unidades semi-intensiva das redes pública ou privada.

De acordo com Petrônio Spinelli, a ocupação dos leitos críticos chegou a 40,6% quando o ideal, para que o sistema suporte a pandemia, seria um índice de ocupação em torno de 30% dos leitos:

- A prevalência (de ocupação de leitos) está em hospitais públicos, chegamos a 40,6% de ocupação. A pressão é mais forte em Mossoró e na região Metropolitana. O ideal é, no máximo, contar 30% de ocupação. E estamos trabalhando para que os leitos sejam disponibilizados em todas as regiões”, disse o secretário-adjunto da Sesap, que anunciou uma parceria com as prefeituras de Guamaré e Santa Cruz para disponibilização de unidades de estabilização com cinco respiradores que serão utilizados por pacientes que necessitem de vagas nas unidades de tratamento.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.