“Ocupação de leitos em Natal e Mossoró está próxima de 100%”, admite subsecretário de Saúde
Natal, RN 16 de abr 2024

“Ocupação de leitos em Natal e Mossoró está próxima de 100%”, admite subsecretário de Saúde

8 de maio de 2020
“Ocupação de leitos em Natal e Mossoró está próxima de 100%”, admite subsecretário de Saúde

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Rio Grande do Norte corre contra o tempo para evitar que o número de pacientes internados com sintomas da Covid-19 supere a quantidade de leitos disponíveis. Ainda assim, o secretario-adjunto de Saúde Petrônio Spinelli admitiu que em Natal e Mossoró – as duas principais cidades do Estado – o sistema está próximo do colapso.

Até o meio-dia, os dados mais atualizados apontavam ocupação de 97% dos leitos em Natal e 88% em Mossoró:

“Já estamos com quase 100% dos leitos ocupados em Mossoró e, em Natal, estamos muito próximos dos 100% também. O Giselda Trigueiro tem capacidade para 25 leitos e temos no momento 27 pacientes internados, ou seja, uma demanda além da capacidade. O hospital da PM tem 9 pacientes internados dos 10 leitos que temos. Ainda há espaço no hospital municipal de Natal. Nosso foco é abrir mais leitos nesse hospital a partir de um entendimento que tivemos com a prefeitura de Natal. Vamos emprestar equipamentos para que possam ser abertos mais 14 leitos no hospital municipal de Natal. Para que eles consigam segurar pelo menos no final de semana”, afirmou.

O Governo já prepara a abertura de mais 10 novos leitos no hospital da PM e espera instalar nos próximos dias mais 20 leitos no hospital João Machado e outros 10 leitos em Macaíba.

Os números absolutos de ocupação de leitos devem ser divulgados até o final da tarde.

Governo divulga 81 mortos, mas admite que óbitos já passam de 100

Os números oficiais divulgados nesta sexta-feira (8) pelo boletim epidemiológico da secretaria de Estado de Saúde Pública confirmam 81 mortes no Rio Grande do Norte, cinco a mais que no dia anterior.

Petrônio Spinelli admitiu que mais de 100 pessoas já vieram a óbito no Estado em razão da Covid-19. Isso porque, no momento, há 25 mortes sob investigação, a maioria com sintomas de infecção pelo novo Coronavírus.

Spinelli voltou a pedir para que a população obedeça às determinações previstas em decreto e permaneça em casa. O Rio Grande do Norte é o segundo pior estado do Nordeste no cumprimento do isolamento social, com índice na casa dos 40%, melhor apenas que o estado de Sergipe.

- O isolamento social precisa efetivamente acontecer. Ninguém nesse momento pode estimular aglomeração. Vamos garantir o isolamento social. Isso é o que nos permitira abrir leitos a dar vazão aos pacientes graves. Há propostas de flexibilização sendo elaborados, algumas muito boas, mas precisam ser feitas no tempo certo”, afirmou.

O Rio Grande do Norte chegou a 1.821 pacientes diagnosticados com a Covid-19. O número oficial de suspeitos subiu para 6.188 pessoas no Estado embora, segundo a Sesap, qualquer cidadão com sintoma de gripe suspeito de estar infectado pelo novo Coronavírus.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.