Servidores do Meio Ambiente pedem saída do ministro Ricardo Salles
Natal, RN 16 de abr 2024

Servidores do Meio Ambiente pedem saída do ministro Ricardo Salles

25 de maio de 2020
Servidores do Meio Ambiente pedem saída do ministro Ricardo Salles

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Associação Nacional dos Servidores do Meio Ambiente (Ascema Nacional) emitiu uma nota de repúdio ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, Salles aparece sugerindo ao presidenteJair Bolsonaro e aos outros ministros, que se aproveite o tempo de pandemia, em que a imprensa "só fala de covid-19", para "passar a boiada" de normativas infralegais.

Segundo o ministro, o momento de pandemia é uma oportunidade para fazer desregulamentações que seriam alvos de críticas da imprensa em momentos normais.

Sobre a declaração de Salles, de que deve ser aproveitado o momento em que a imprensa está de olho nos impactos da Covid-19 para "passar a boiada", a Ascema afirmou que é um ato de "oportunismo criminoso" e disse que é inaceitável que Salles "permaneça destruindo o patrimônio ambiental do Brasil".

Em nome dos servidores da carreira de especialista em Meio Ambiente, a Ascema vem denunciado as atitudes de Ricardo Salles e o classifica como "antiministro".

"Desde o começo de seu trabalho de desmonte do Ministério do Meio Ambiente, do IBAMA e do ICMBio, seguindo as diretrizes inconsequentes, irresponsáveis e anticientíficas de seu chefe, Bolsonaro", afirma a nota de repúdio da instituição.

"Não por acaso, assistimos ao aumento vertiginoso dos desmatamentos na Amazônia, detectados pelas imagens de satélite ainda em novembro de 2018, logo após o resultado das eleições. Com a posse de Bolsonaro, de imediato, a Secretaria de Mudanças do Clima e Florestas foi extinta e a Secretaria de Recursos Hídricos e o Serviço Florestal Brasileiro foram para outras pastas, retirando da área ambiental a responsabilidade pela gestão das nossas águas e florestas públicas. Também a sociedade civil foi vilipendiada no desmonte do CONAMA, perdemos o Fundo Amazônia, o sistema de julgamento de multas foi paralisado pela criação dos Núcleos de Conciliação Ambiental, o ICMBio foi ocupado e  desestruturado por Policiais Militares e o IBAMA exonerou a cadeia de comando da fiscalização", denuncia a Ascema.

Um grupo de manifestantes ambientalistas realizou, por volta das 6h desta segunda-feira (25), um protesto contra o ministro Ricardo Salles, em frente ao Ministério do Meio Ambiente. Cerca de dez manifestantes participaram do ato. Eles carregavam uma faixa de 20 metros pedindo o impeachment do ministro e gritavam palavras de ordem como "Fora, Salles". A manifestação respeitou as recomendações de distanciamento social, e foi rápida, para evitar aglomeração.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.