CIDADANIA

Varal Solidário precisa de doação de tecidos para distribuir máscaras na periferia e hospitais

A Associação Quintas Solidária está pedindo doações de tecidos, elásticos e cola pano da marca Glitter para produzir máscaras de proteção que serão distribuídas em bairros da periferia e nos cinco hospitais públicos de Natal que atendem pacientes da Covid-19: hospital Giselda Trigueiro, hospital Maria Alice Fernandes, hospital Santa Catarina, hospital da Polícia Militar e hospital Colônia João Machado.

A distribuição pelo projeto Varal Solidário começa nesta sex-feira (8) pelos hospitais Giselda Trigueiro e Maria Alice Fernandes, além da população que mora no bairro das Quintas. Na sequência as máscaras serão distribuídas gratuitamente nos bairros de Felipe Camarão, Mãe Luíza, Planalto e Vale Dourado.

O projeto foi batizado de Varal Solidário porque as voluntárias da iniciativa vão armar um varal na calçada dos locais de entrega para que a população retire sua máscara.

A produção artesanal está a cargo de Lourdes e Denise Araújo – mãe e filha – que receberão as doações e confeccionarão as máscaras. Para a entrega do material o contato é a própria Denise pelo telefone 84. 98629-8275. As duas estimam distribuir 10 varais solidários por mês com 50 máscaras cada, num total de 500 unidades, enquanto permanecer o surto da Covid-19.

“A doação não precisa ser de tecido novo, pode ser de lençóis usados, por exemplo. Também recebemos doações de alimentos para a distribuição de cestas básicas para as famílias carentes dos bairros acima”, explica Denise Araújo, voluntária que está à frente do projeto Varal Solidário.

O uso de máscaras caseiras foi recomendado pelo Ministério da Saúde. A medida tem a intenção de evitar a compra dos modelos cirúrgicos, que devem ser procurados apenas por profissionais da saúde. O  objeto de proteção, antes facultativo, é agora uma recomendação a toda a população, sendo um modo de diminuir a disseminação de casos assintomáticos ou pré-sintomáticos.

A governadora Fátima Bezerra publicou decreto no Diário Oficial do Estado obrigando a população a usar máscaras sob pena de aplicação de multa.

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Jornalista e autor da biografia "O homem da Feiticeira: A história de Carlos Alexandre"