Iniciada no governo Lula, transposição do rio São Francisco chega ao Ceará nesta sexta
Natal, RN 16 de abr 2024

Iniciada no governo Lula, transposição do rio São Francisco chega ao Ceará nesta sexta

26 de junho de 2020
Iniciada no governo Lula, transposição do rio São Francisco chega ao Ceará nesta sexta

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As águas do Rio São Francisco chegam nesta sexta-feira (26) ao Ceará, com o acionamento da comporta do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco. A cerimônia deverá ter a presença do presidente República Jair Bolsonaro (sem partido).

Com a abertura da comporta, as águas que já abastecem o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passarão pelo Túnel Milagres, na divisa dos dois estados, chegarão ao Reservatório Jati e seguirão, por fim, até a Paraíba e o Rio Grande do Norte.

“Esse é um marco para o Ceará, para o Rio Grande do Norte e para todo o Nordeste. Além de garantir água a milhões de pessoas, o Eixo Norte impulsionará o desenvolvimento econômico na região que sempre enfrentou muita escassez hídrica”, disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que também participa do evento..

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão é o maior empreendimento hídrico do país. Quando todas as estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.

Com orçamento inicial de R$ 5 bilhões, a obra já tem um custo atualizado de R$ 12 bilhões.

Imaginada por Dom Pedro II, transposição foi tirada do papel pelo governo Lula 

Ex-presidente Lula participou da inauguração em Monteiro (PB)

A transposição do Velho Chico era estudada já no tempo do Brasil Império. Mas foi só em 2007 que a ideia começou a sair do papel: “Não topei isso porque sou bonzinho, mas porque com sete anos de idade eu já carregava balde de água na cabeça, andando pra cima e pra baixo com a barriga cheia de esquistossomose”, disse Lula, durante a solenidade de inauguração da chegada das águas em Monteiro, na Paraíba, em março de 2017.

O povo nordestino é o dono do Rio São Francisco. O povo tem que ter direito à água, não apenas para beber e dar pros seus animais, mas para plantar um pé de alface, um pé de feijão, um pé de milho ou um pé de macaxeira. Acabou o tempo de dizer que o Nordeste é um lugar que só tem pobre. A matemática é simples. Não precisa ser grande doutor. Nós já provamos que o pobre não é problema. O pobre é a solução”, concluiu o ex-presidente.

Fonte: Agência Brasil com informações do Instituto Lula

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.