Médicos e médicas pela democracia cobram de entidades da categoria reação às invasões de hospitais de campanha
Natal, RN 24 de abr 2024

Médicos e médicas pela democracia cobram de entidades da categoria reação às invasões de hospitais de campanha

14 de junho de 2020
Médicos e médicas pela democracia cobram de entidades da categoria reação às invasões de hospitais de campanha

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia divulgou neste sábado (13) carta aberta contra a invasão de hospitais de Campanha estimuladas pelo presidente da República Jair Bolsonaro e cobrou de entidades que representam a categoria uma resposta aos atos criminosos.

Leia a carta na íntegra:

Carta aberta da ABMMD às entidades médicas sobre a invasão dos Hospitais de Campanha

A Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia vem por meio desta clamar por um posicionamento urgente do Conselho Federal de Medicina (CFM) , da Associação Médica Brasileira (AMB), da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), dos Sindicatos Médicos de todo Brasil e de todos Sindicatos representativos de trabalhadores da Saúde, em defesa da vida, da dignidade humana, de nós, médicas e médicos, e de todos os profissionais que compõem a força de trabalho em saúde do país, face a mais uma demonstração da necropolítica implementada pelo Presidente Jair Bolsonaro.

Seguindo o rumo de seus nefastos pronunciamentos, onde o desdém às vítimas da Covid-19 predomina, a ponto de ignorar reiteradamente o número crescente de mortos pela doença, na última quinta-feira, 11 de junho, convocou seus apoiadores a invadir hospitais, filmar e coagir profissionais de saúde, colocando em risco a saúde e direito a privacidade de cidadãos brasileiros.

Em decorrência desta má conduta, no dia 12 de junho de 2020, o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, referência para atendimento a Covid no Rio de Janeiro, foi invadido e depredado por seguidores do presidente, sob o pretexto de verificar a disponibilidade de leitos. São pessoas movidas pelo obscurantismo e que já atravessam a fronteira da razão, do bom senso e do respeito. É inaceitável a invasão de um ambiente hospitalar, onde são acolhidas pessoas debilitadas e portadores de doenças infecto-contagiosas, a violação da privacidade dos internos, a destruição de equipamentos necessários ao cuidados em saúde, a exposição de médicos e demais profissionais ( que já enfrentam cotidianamente a falta de condições adequadas para autoproteção e manejo adequado de seus pacientes), trazendo riscos adicionais e completamente injustificáveis a todos. Instigar o ódio aos serviços de saúde e seus trabalhadores, principalmente durante a grave crise sanitária que atravessamos, é um ato criminoso.

Frente à tamanha afronta a médicas e médicos, trabalhadoras e trabalhadores da Saúde e seus pacientes e ao grave perigo que, sob vários aspectos, tal convocatória submete a saúde da população brasileira, é inadmissível o silêncio e a omissão das entidades representativas destas categorias. É imprescindível uma reação à altura a fim de preservar vidas humanas, ao direito à saúde bem como a dignidade e a integridade física e psíquica dos profissionais, evitando prejuízos ainda maiores e talvez irreversíveis à nossa sociedade .

Instamos pois que as instituições acima citadas se coloquem veementemente contra esta convocatória do senhor Presidente da República cuja intenção é, mais uma vez, somente obscurecer a trágica realidade de uma doença grave, que se alastra por todo território nacional, responsável por bem mais que 40.000 mortes, assim como assumam uma posição clara e firme, junto a outros setores e instituições democráticas, para que que, diante da pandemia de Covid-19, o presidente da República, respeitando rigorosamente as recomendações científicas e o decoro do cargo,   cumpra com seu dever constitucional de zelar pelo bem-estar, pela saúde e pela vida de seu povo.

Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.