Após chamar de “privilégio” auxílio para artistas, partido Novo tentou limitar uso do Fundeb para pagar professores
Natal, RN 19 de abr 2024

Após chamar de "privilégio" auxílio para artistas, partido Novo tentou limitar uso do Fundeb para pagar professores

22 de julho de 2020
Após chamar de

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em duas votações importantes em 2020 durante a pandemia, o partido Novo mostrou como enxerga os profissionais de duas categorias essenciais para o país.

Na votação da PEC 15/2015, que estabelece o Fundeb permanente e amplia a participação da União no financiamento da educação básica do país, deputados do Novo tentaram impor um limite de 70% para o pagamento dos profissionais da Educação. No Rio Grande do Norte, o Governo do Estado usou 83% do Fundeb em 2019 para pagar as remunerações dos professores. A proposta foi derrubada por ampla maioria dos parlamentares. Ao lado do Novo, apenas deputados bolsonaristas que votaram contra o texto original.

Em nova investida após o projeto já ter sido aprovado, o Novo também tentou excluir o Custo Aluno Qualidade, dispositivo previsto no projeto que busca aumentar o investimento por estudante no país. Mais uma vez, nova derrota.

Pelo twitter, o ex-vice-presidente do Unibanco e fundador do Novo João Amoêdo disse que o destaque negado pela Casa "daria mais liberdade aos gestores locais".

Em maio, o partido Novo se posicionou contra o socorro financeiro aos artistas brasileiros que, desde o início da pandemia e por conta da imposição das medidas de isolamento social, perderam a maior parte da renda de que dispunham. A lei Aldir Blanc foi aprovada e já sancionada pelo presidente da República Jair Bolsonaro

Na época, o ex-vice-presidente do Unibanco e fundador do Novo João Amoêdo chamou o auxílio de privilégio:

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.