Bancada federal do RN comemora aprovação do Fundeb na Câmara
Natal, RN 19 de abr 2024

Bancada federal do RN comemora aprovação do Fundeb na Câmara

22 de julho de 2020
Bancada federal do RN comemora aprovação do Fundeb na Câmara

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Todos os oito deputados federais do Rio Grande do Norte comemoram nas redes sociais a aprovação da PEC 15/2015 que torna o Fundeb permanente e amplia de 10% para 23% a participação da União até 2026. O reajuste é progressivo. Em 2021, o Governo Federal deverá repassar 12,5% para estados e municípios e aumentará, na sequência, o percentual de participação ano a ano.

Como se trata de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), o texto aprovado na Câmara Federal, ainda será apreciado novamente em 2ª votação pela Casa e só então segue para o Senado Federal. Caso passe pelo crivo dos senadores sem modificações, o projeto é encaminhado para a sanção do presidente da República. Se houver alterações no texto original, a PEC ainda volta para a Câmara analisar.

Dos 513 parlamentares da Casa, apenas sete – todos bolsonaristas – foram contrários ao projeto relatado pela professora e deputada federal Dorinha Seabra (DEM/TO).

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) destacou que a vitória no parlamento só foi possível em razão da mobilização popular nas redes sociais cobrando dos deputados a aprovação do projeto que garante o financiamento da Educação básica no país. O modelo atual do Fundeb tem vigência só até 31 de dezembro de 2020 e caso não fosse aprovado o cenário seria o pior

- Conseguimos assegurar que os recursos da educação pública não sejam drenados para outras áreas, e ainda que os recursos que hoje financiam a alimentação escolar, o livro didático e o transporte escolar continuem financiando esses programas fundamentais. Todas essas vitórias só foram possíveis devido à bela mobilização dos trabalhadores e trabalhadoras em educação e dos estudantes nos mais diversos recantos do nosso país. Amanhã (hoje) é o centenário do nosso mestre Florestan Fernandes. Nos inspira a seguir em luta pela aprovação do novo Fundeb no Senado Federal e contra o projeto de destruição nacional levado adiante pelo governo Bolsonaro”, disse.

A parlamentar do Rio Grande do Norte lembrou ainda que mesmo após a votação por 499 a 7, o partido Novo ainda tentou estabelecer um teto para o uso do Fundeb destinado ao pagamento de professores da rede estadual, o que inviabilizaria a remuneração dos profissionais da Educação em vários estados e municípios. A proposta do Novo previa que para essa finalidade os gestores só poderia usar até 70% do Fundo, mas não foi aprovada.

- Hoje foi um dia histórico para a educação pública brasileira. Apesar de toda ofensiva neoliberal e das tentativas do governo Bolsonaro de retardar a votação e sequestrar os recursos da educação pública, aprovamos o novo Fundeb na Câmara”, afirmou.

Os deputados Rafael Motta (PSB), general Girão (PSL), Carla Dickson (PROS), João Maia (PL), Walter Alves (MDB) e Beto Rosado (Progressistas) também celebraram a aprovação do projeto.

Para Motta, “o parlamento mostra responsabilidade com o povo brasileiro e com o futuro Brasil”. Na mesma linha, Alves disse que votou Sim sem modificar o texto da relatora. Rosado ressaltou a votação histórica e fez questão de deixar claro que votou de acordo com o texto integral.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.