Governo anuncia suspensão da 3ª fase da reabertura do comércio após recomendação do comitê científico
Natal, RN 29 de mar 2024

Governo anuncia suspensão da 3ª fase da reabertura do comércio após recomendação do comitê científico

27 de julho de 2020
Governo anuncia suspensão da 3ª fase da reabertura do comércio após recomendação do comitê científico

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte suspendeu nesta segunda-feira (27) por uma semana, a retomada da terceira fase das atividades comerciais, prevista antes para começar na quarta-feira (29). A decisão atendeu às recomendações do comitê cientifico estadual.

As aglomerações nas praias de Ponta Negra e Tibau na semana anterior e, neste final de semana, na praia de Pipa e no município de Santa Cruz, foram os motivos que levaram os cientistas à recomendação ao Estado. A terceira fase, estavam previstos a reabertura de serviços de alimentação com área acima de 300 m2, dos ramos: restaurantes; lanchonetes e food parks, bem como bares e barracas de praia.

Nesta fração é permitida a venda de bebidas alcoólicas pelos bares e restaurantes, os serviços de alimentação não poderão utilizar-se de praças de alimentação onde mesas e cadeiras sejam de uso comum a clientes de empresas diversas. Além das barracas de praia terem que obedecer o distanciamento mínimo de 2 metros entre as mesas, com o limite máximo de 4 pessoas por mesa.

Aos food parks não poderão dispor de mesas e cadeiras em espaço superior a 300 m2, como medida para facilitar a sanitização e controle de acesso pelos usuários. Esses estabelecimentos deverão indicar, obrigatoriamente, um responsável pelo local. Em caso contrário, os órgãos de fiscalização poderão determinar o esvaziamento e fechamento do espaço de forma imediata.

As informações foram divulgadas através da assessoria de comunicação e estabelecidas em portaria publicada no Diário Oficial.

O Estado apresenta números positivos nos índices da Covid-19, atualmente. No entanto, de acordo com o comitê cientifico local, 111 municípios – incluso Natal, Mossoró e Parnamirim -  apresentam a taxa de transmissibilidade maior que 1 RT.

“O Estado aprovou a recomendação do Comitê, que foi decidida por unanimidade. Com prudência e cautela, o Governo considera uma medida sensata para que não tenhamos no estado retomada no aumento de casos nas próximas semanas. Vamos adiar por uma semana a primeira fração da terceira fase do plano”, afirmou o secretário estadual de Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia.

Em coletiva, o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) e integrante do Comitê Científico do Estado Ricardo Valentim, explicou que, em reunião no último sábado, foram analisados os dados da pandemia e tomada a decisão de orientar o Governo em relação à prorrogação.

"Além das aglomerações nas praias e em bares, tivemos as filas nas agências da Caixa Econômica Federal. A repercussão destes acontecimentos se dá no período de sete a 15 dias após os fatos. A redução na taxa de isolamento social vem em queda gradual. A taxa de transmissibilidade é confortável em algumas regiões, mas há municípios nestas mesmas regiões com taxa variando acima do que podemos considerar viável para continuar com a retomada da abertura. São os casos de Mossoró e Pau dos Ferros, por exemplo. É preciso um prazo de 15 dias para consolidar dados. Então achamos importante esperar os dados da próxima semana para recomendar o Governo a continuar com a próxima fase da abertura gradual" explicou.

RN registrou redução de 33% em redução da incidência de casos e morte

O Rio Grande do Norte tem 47.285 casos confirmados, 58.226 suspeitos e 1.685 óbitos. Desses, 2 foram nas últimas 24 horas. Ao todo 190 mortes seguem sob investigação. Foram descartados 73.608 casos.

A coordenadora e articuladora das Redes de Atenção à Saúde da Sesap Samara Dantas esclareceu que os dados epidemiológicos apontam redução da incidência de casos e morte de 33%, proporcionalmente a terceira maior do país.

"Apesar do cenário que se apresenta favorável ainda há necessidade de cautela e respeito aos protocolos para manter o quadro de redução e sairmos da pandemia. O processo de retomada da economia precisa do compromisso da sociedade para continuar evoluindo", afirmou.

Governo do RN atendeu às recomendações do comitê científico e suspende a terceira fase da retomada
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.