Uma Natal para a classe trabalhadora
Natal, RN 29 de mar 2024

Uma Natal para a classe trabalhadora

6 de agosto de 2020
Uma Natal para a classe trabalhadora

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Daniel Valença*

No último sábado realizamos o seminário “Natal para a Classe Trabalhadora”, voltado a debater um programa político para a nossa pré-candidatura a vereador em Natal.

A candidatura parte de dois pressupostos: o primeiro, que não é fruto de uma escolha ou decisão pessoal, mas que seu surgimento e sua construção são coletivos, envolve militantes do PT, mas também de movimentos sociais, como o Movimento Nacional de População de Rua – MNPR-RN, o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, e dezenas de pessoas que atuam na luta sindical, pela reforma urbana, pelo meio ambiente, da reforma sanitária, na luta antirracista, anti-homofóbica e antipatriarcal.

Já o segundo, parte da constatação de que aquele período em que sonhávamos com a transformação do país a partir de uma ampla coalizão de classes e de partidos (de esquerda, centro e direita), sem rupturas nem conflitos, está esgotado; reforçando a leitura de que o golpe de Estado de 2016 não foi obra de pessoas, mas de classes e suas organizações políticas.

Como consequência, essa próxima eleição será um misto de enfrentamento dos problemas municipais, locais, mas vinculados à conjuntura nacional. E que a única resolução possível para sairmos da crise política, econômica e sanitária é a partir dos interesses das amplas maiorias, ou seja, das classes trabalhadoras.

Partindo dessas premissas, realizamos o seminário virtual “Natal para a Classe Trabalhadora”, que durou quase cinco horas e contou com a participação de mais de 160 pessoas no horário de pico. Nos debruçamos sobre a realidade de Natal e a conjuntura nacional e demos o pontapé para a criação de 13 Grupos de Trabalhos (GTs) para a construção do programa da pré-candidatura.

Neste pleito, mais que nunca, devemos resgatar o papel histórico do parlamento para as esquerdas: organizar, conscientizar e mobilizar as classes trabalhadoras na luta por seus direitos e pela construção de um outro padrão de sociabilidade; uma sociedade socialista.

* Daniel Valença é professor da graduação e mestrado em Direito pela UFERSA, Vice-presidente do PT/RN, pré-candidato a vereador em Natal

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.