Ciclistas realizam manifestação com pedal noturno nesta segunda-feira
Natal, RN 20 de abr 2024

Ciclistas realizam manifestação com pedal noturno nesta segunda-feira

28 de setembro de 2020
Ciclistas realizam manifestação com pedal noturno nesta segunda-feira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Contra a violência no trânsito e pela implantação de faixas compartilhadas, os ciclistas de Natal vão se reunir nesta segunda-feira (28) para grande manifestação com pedal noturno. O chamado é dos grupos Pedala Capim, Bike Club Soltando o Freio e da Associação de Ciclistas do RN e é aberto ao público.

A concentração será no Midway Mall. Com saída às 19h30, o percurso segue pela avenida Salgado Filho em direção ao viaduto de Ponta Negra, tomando a avenida Engenheiro Roberto Freire até o ponto de chegada, marcado na Praça do Gringos.

O ato ocorre após mais um atropelamento. “A maior motivação foi o acidente ocorrido na última sexta-feira [25] com uma ciclista que pedalava nas primeiras horas da manhã quando um motorista a atropelou e fugiu sem nem prestar socorro”, conta a ciclista Myrian Lima, que optou por não usar carro há 20 anos.

De acordo com Myrian, além de reivindicar mais segurança para quem usa bicicleta na cidade, a atividade solicita a implantação da faixa compartilhada – em que trafegam bicicletas e ônibus – na avenida Engenheiro Roberto Freire.
Ela salienta ainda que a sugestão é para esse tipo de faixa seja implantado em outras vias da cidade, como por exemplo na avenida Felizardo Moura, na Zona Norte.

“Pela Felizardo Moura passa um volume muito grande de ciclistas que utilizam a bike como meio de transporte, principalmente para se deslocar ao trabalho. Essa via precisa urgentemente, de uma estrutura viária que traga mais segurança para seus usuários”, explica, ao lembrar que essa modalidade já existe há quatro anos na avenida Prudente de Morais, com sucesso. “Zero acidente nestes quatro anos. Os motoristas de ônibus são nossos grandes parceiros”, ressalta a cicloativista.

Myrian Lima conta ainda que o número de bicicletas nas ruas tem crescido durante a pandemia de Covid-19, tanto para o lazer como para deslocamento ao trabalho ou às compras, por se tratar de um meio mais seguro que o transporte público no que diz respeito à contaminação.

Em corrente repassada aos atletas, a convocatória para o ato desta segunda-feira lembra que todos devem manter o distanciamento físico. “Sem beijos, abraços, nem aperto de mão. Usem máscara”.

Foto: Myrian Lima

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.