Município potiguar tem número de eleitores três vezes maior que o de habitantes
Natal, RN 19 de mar 2024

Município potiguar tem número de eleitores três vezes maior que o de habitantes

25 de setembro de 2020
Município potiguar tem número de eleitores três vezes maior que o de habitantes

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Brasil tem 493 municípios com mais eleitores que habitantes e Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, é a cidade onde essa diferença proporcional é maior. São 6.482 eleitores registrados, mas apenas 2.088 habitantes, segundo estimativa do IBGE divulgada em julho de 2020. O número de pessoas aptas a votar na cidade equivale a 310% da população.

O levantamento foi divulgado pelo Portal G1 nesta sexta-feira (25), com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do IBGE.
A Prefeitura justificou à reportagem do portal que o município conta com áreas de disputa territorial com vizinhos. São sítios e comunidades cujas pessoas se identificam como de Severiano Melo e são atendidas pelo município, mas nos mapas pertencem a municípios próximos, como Itaú e Apodi.

Já os especialistas e integrantes de tribunais regionais eleitorais consultados acreditam que as diferenças podem estar relacionadas a fatores como defasagem nas estimativas de população, disputas territoriais, migrações e fraudes.

Crescimento do número de eleitores

Também nesta sexta, o IBGE divulgou informações atualizadas sobre o eleitorado brasileiro no Brasil em Números 2020. Comparando os dados de 2014 e 2018, foi registrado um acréscimo de 542 496 eleitores, chegando ao total 146 805 548.

O eleitorado, que em 2016 se encontrava distribuído entre 473 797 seções, no pleito de 2018 tinha à sua disposição 479 516 seções, o que representa um acréscimo de mais de 5 000 unidades. Os maiores ganhos ocorreram nas regiões Norte e Nordeste, com a criação de 712 e 1 278 novas seções, respectivamente.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.