Brasil anuncia que vai comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa contra covid-19
Natal, RN 29 de mar 2024

Brasil anuncia que vai comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa contra covid-19

20 de outubro de 2020
Brasil anuncia que vai comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa contra covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O governo federal anunciou em reunião solicitada pelo Fórum dos Governadores do Brasil nesta terça-feira (20) que a União assinou um protocolo de intenções para adquirir 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O processo de aquisição ocorrerá após o imunizante ser aprovado e obter o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O ministério já tinha acordo com a AstraZeneca/Oxford, que previa 100 milhões de doses da vacina, e outro acordo com a iniciativa Covax, da Organização Mundial da Saúde, com mais 40 milhões de doses. Somadas, as três vacinas – AstraZeneca, Covax e Butantan-Sinovac - representam 186 milhões de doses, a serem disponibilizadas ainda no primeiro semestre de 2021.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou do encontro e compartilhou em suas redes sociais que está com esperança e confiante. “Passos concretos foram dados aqui nessa reunião”, disse a governadora. "O que o Brasil espera nesse momento é esperança, é união, é confiança, é compromisso que essa vacina vai chegar pra que a gente possa salvar muitas e muitas vidas".

O ministro Eduardo Pazuello informou que as doses serão distribuídas gratuitamente em todo o Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Para o protocolo de intenções de compra de doses da CoronaVac, uma nova medida provisória será editada para disponibilizar crédito orçamentário de R$ 1,9 bilhão. O Ministério da Saúde já havia anunciado, também, o investimento de R$ 80 milhões para ampliação da estrutura do Butantan – o que auxiliará na produção da vacina.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.