DEMOCRACIA

Ibope: Álvaro lidera e briga pelo 2º lugar tem quatro candidatos

A Pesquisa Ibope divulgada pela Inter TV Cabugi na segunda-feira (26) aponta que o segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Natal está distante de uma definição. Com margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, quatro candidatos estão tecnicamente empatados na posição: Kelps (Solidariedade) e Delegado Leocádio (PSL), ambos com 7%, e senador Jean (PT) e Hermano Morais (PSB), com 5%, cada.

No topo da disputa aparece o prefeito e candidato à reeleição Álvaro Dias (PSDB), com 44%. Na pesquisa anterior do mesmo instituto, em 6 de outubro, ele tinha 33% das intenções de voto.

Na sequência, os coronéis Azevedo (PSC) e Hélio Oliveira têm 2%. Carlos Alberto (PV) e Rosália Fernandes (PSTU) pontuaram 1%. Fernando Freitas (PCdoB) Afrânio Miranda (Podemos) e Nevinha Valentim (PSOL) tiveram menos de 1%. A candidata Jaidy Oliver (DC) não foi citada.
Fernando Pinto (NOVO), que figurava na primeira pesquisa, desistiu da candidatura no dia 16 de outubro.

O levantamento apontou que 17% dos entrevistados pretendem votar branco ou nulo e 9% ainda não sabe ou não respondeu. Na pesquisa anterior esses números eram de 20% e 11%, respectivamente.

Rejeição

A pesquisa Ibope desta semana também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. O candidato mais rejeitado é bolsonarista Leocádio (PSL), com 30%. Kelps (Solidariedade) e Jean (PT) aparecem empatados com 18%, seguido de Hermano Morais (PSB), com 17%.

Coronel Azevedo (PSC) tem 14% da rejeição do eleitorado, enquanto Álvaro Dias (PSDB), 13%; Rosália Fernandes (PSTU) e Coronel Helio Oliveira (PRTB), 12%. Carlos Alberto (PV) e Nevinha Valentim (PSOL) tiveram 11%; Afrânio Miranda (Podemos), 10%; Fernando Freitas (PCdoB) e Jaidy Oliver (DC), 9% e 1% disse que poderia votar em todos. O percentual dos que não sabem ou preferem não opinar é de 24%. Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a é de mais de 100%.

Sobre a pesquisa

A pesquisa Ibope divulgada na segunda-feira (26) ouviu 602 eleitores da cidade de Natal entre os dias 24 e 26 de outubro. Número de identificação na Justiça Eleitoral é RN‐02686/2020. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro, que é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais