OMS prevê que maioria da população não será vacinada no próximo ano
Natal, RN 19 de abr 2024

OMS prevê que maioria da população não será vacinada no próximo ano

14 de outubro de 2020
OMS prevê que maioria da população não será vacinada no próximo ano

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Embora já admita a possibilidade de que uma vacina contra o coronavírus seja aprovada ainda esta ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a imunização em larga escala não vai acontecer em 2021. A maior parte da humanidade terá que esperar para receber o medicamento a partir de 2022. Em um primeiro momento, será dada prioridade aos grupos de risco, idosos, pessoas com doenças pré-existentes e profissionais da saúde.

Segundo a cientista-chefe da organização, Soumya Swaminathan, as doses no próximo ano serão limitadas e o mundo não tem capacidade de produção para atender a maior parte das pessoas em curto prazo. “As pessoas tendem a pensar ‘no dia 1º de janeiro, a gente vai tomar a vacina e aí vai voltar ao normal’. Não vai funcionar assim porque nunca ninguém produziu vacinas neste volume”, disse Soumya.

Com as afirmações, a cientista reforça o discurso da OMS, que tenta sensibilizar governos a seguirem com medidas de combate. A organização mantem as recomendações de distanciamento, isolamento quando possível e testagem em massa. Soumya Swaminathan pediu ainda compreensão aos mais jovens.

“Não teremos doses suficientes para vacinar os mais vulneráveis em todos os países e isso é muito crítico. As pessoas precisam entender isso individualmente e dizer: ‘eu sou uma pessoa jovem, eu não tenho nenhuma condição pré-existente, então posso esperar meus avós tomarem a vacina”.

 As afirmações foram feitas em transmissão pelas redes sociais da OMS. Na ocasião, a cientista-chefe falou também sobre o temor de que o mundo registre uma escalada de óbitos nas próximas semanas. Ela ressaltou que o mundo ainda perde 5 mil pessoas por dia para a covid-19.

"Não devemos ser complacentes com a queda das taxas de mortalidade", afirmou Soumya. "O aumento da mortalidade sempre vem algumas semanas depois do aumento dos casos."

Bolsonaro considera Brasil um sucesso 

A participar de um evento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), o presidente Jair Bolsonaro disse que o Brasil teve sucesso no combate à pandemia em relação a outras nações. O país é hoje o segundo que mais registra números absolutos de óbitos e terceiro no total de infectados no mundo todo.

Segundo Bolsonaro, foi a presença do general Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde que garantiu a suposta resposta positiva ao coronavírus. "Por ser um gestor", nas palavras do presidente, Pazuello teria contribuído com o cenário. O Brasil tem hoje 151.747 mortes registradas em decorrência da covid-19. Mais de 740 delas foram confirmadas apenas nas 24 horas entre terça (13) e quarta-feira (14).

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou que, até o momento, 5.140.863 pessoas foram contaminadas pelo coronavírus em território nacional. Em um dia, 27.235 pacientes receberam a informação de que estão com a doença.

Fonte: Brasil de Fato

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.