UFRN suspende reintegração de posse em definitivo, mas impasse continua em ocupação na Ribeira
Natal, RN 19 de abr 2024

UFRN suspende reintegração de posse em definitivo, mas impasse continua em ocupação na Ribeira

30 de novembro de 2020
UFRN suspende reintegração de posse em definitivo, mas impasse continua em ocupação na Ribeira

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A UFRN aceitou suspender em definitivo o pedido de reintegração de posse do prédio onde funcionou a antiga Faculdade de Direito, na Ribeira, e que está ocupado há 1 mês por 65 famílias que lutam pelo direito à moradia digna em Natal. O prazo final determinado na ação judicial já havia sido prorrogado e expirava em 5 de dezembro.

A ocupação Emmanuel Bezerra é coordenada pelo Movimento de luta nos Bairros, Vilas e Favelas.

A vereadora Divaneide Basílio tem acompanhado todo o processo e celebrou a iniciativa da universidade, que havia sido bastante criticada pela decisão de acionar a Justiça contra mais de 100 pessoas em situação de vulnerabilidade social acampadas no prédio histórico:

- Uma das vitórias da reunião sobre a Ocupação Emmanuel Bezerra foi o anúncio por parte da UFRN, que a instituição se manifestou pela suspensão do prazo da desocupação, que venceria no próximo dia 5. A prorrogação tem o objetivo de encontrar uma solução rápida para a questão”, disse a parlamentar.

Vereadora Divaneide Basílio destacou a suspensão em definitivo do pedido de reintegração de posse / Foto: Vlademir Alexandre

Apesar da vitória, a realocação das famílias para outro terreno segue sem acordo. Uma reunião realizada semana passada entre representantes do Governo do Estado, prefeitura de Natal, universidade e mandatos populares havia sugerido a transferência das famílias para um terreno localizado na Zona Norte de Natal. A proposta, no entanto, não agradou aos moradores da Ocupação.

A maioria das famílias tem origem e emprego nos bairros da Zona Leste, onde está o prédio ocupado, como explica um dos líderes do MLB Alex Feitosa:

- Um dos problemas é a distância. As famílias têm o seu habitat e o meio de vida naquela região. Muitas moram nas Rocas, em Santos Reis, Brasília Teimosa e Paço da Pátria. E a outra questão é a própria segurança. Quando você leva várias pessoas sem estrutura para um terreno distante isso gera conflitos”, pontua.

Sem uma definição sobre o destino das 65 famílias que moram atualmente na Ocupação Emmanuel Bezerra, uma nova reunião foi agendada para sexta-feira (4), quando Governo do Estado e prefeitura de Natal deverão levar uma proposta para apresentar aos moradores.

Outra divergência entre prefeitura e os ativistas está na quantidade de famílias que serão incluídas no programa Pro-moradia, como ficou acertado na última reunião. Das 60 famílias da ocupação Emmanuel Bezerra, 38 atendem aos critérios estabelecidos pelo Governo do Estado e 22 não estariam aptas. O MLB quer renegociar para que não haja diferenciação e todas as pessoas sejam atendidas:

- No primeiro relatório que o Estado fez às pressas com a identificação das famílias nem todo mundo foi atendido. Então o movimento vai discutir com a CEAB para incluir as famílias que faltaram. A gente esperava uma redução da quantidade, mas não que fosse cair pela metade. São100 unidades do programa, a gente sabe que também há outras demandas, mas vamos conversar”, afirmou.

Representante da prefeitura chega atrasada e desinformada à reunião

A prefeitura de Natal enviou para a reunião na OAB a secretaria-adjunta de Trabalho e Assistência Social Maria José de Medeiros. A servidora chegou quase 1 hora atrasada ao encontro e admitindo que foi enviada de última hora. Ela não dispunha de informações sobre o problema envolvendo as famílias da ocupação Emmanuel Bezerra nem levou qualquer sugestão em nome do município.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.