Anvisa oficializa possibilidade de uso emergencial de vacina contra covid
Natal, RN 19 de abr 2024

Anvisa oficializa possibilidade de uso emergencial de vacina contra covid

10 de dezembro de 2020
Anvisa oficializa possibilidade de uso emergencial de vacina contra covid

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Anvisa aprovou uma Resolução, nesta quinta-feira (10), que abre possibilidade aos laboratórios de solicitarem autorização para uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a covid-19. A Agência Reguladora ressalta que trata-se apenas de uma oficialização, pela Diretoria da Agência, do mecanismo de pedido de uso emergencial de vacinas que já havia sido anunciado no dia 2 de dezembro.

Até o momento, nenhum laboratório solicitou ainda tal uso. Mas o Fórum Nacional dos Governadores e do Consórcio do Nordeste deve enviar um pedido, ainda nesta quinta, para que a Agência Nacional aprove em 72 horas o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Pfizer. O imunizante, já utilizado no Reino Unido e adquirido pelos Estados Unidos, foi aprovado pelas agências reguladoras de ambos os países, além de ter obtido certificações europeias.

De acordo com a Anvisa, para concessão da autorização temporária, serão considerados dados de estudos não clínicos e clínicos, de qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle, resultados provisórios de ensaios clínicos, entre outras evidências científicas. Além disso, a empresa deve apresentar informações que comprovem que a fabricação e a estabilidade são adequadas para garantir a qualidade da vacina.

A autorização de uso emergencial e temporária de uma vacina contra a covid-19 é restrita a um público previamente definido. Ela não substitui o registro sanitário. A modalidade de uso emergencial e temporário está prevista em regulamento e pode trazer benefícios a determinados e controlados grupos, como medida adicional para o enfrentamento da pandemia.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.