LAIS/UFRN recomenda reforço na fiscalização de medidas de prevenção à covid-19
Natal, RN 29 de mar 2024

LAIS/UFRN recomenda reforço na fiscalização de medidas de prevenção à covid-19

2 de dezembro de 2020
LAIS/UFRN recomenda reforço na fiscalização de medidas de prevenção à covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Com o aumento do número de casos diários e da taxa de leitos ocupados no Rio Grande do Norte, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde LAIS/UFRN fez uma série de recomendações às autoridades para evitar piora no quadro e consequente retrocesso das atividades econômicas.

O relatório “Rio Grande do Norte: uma análise da epidemia de covid-19 pós-eleições”, publicado na terça-feira, 1º de dezembro, orienta a executar um plano de comunicação massiva para orientar e esclarecer a população e retomar e amplificar as fiscalizações em ambientes propícios a aglomerações, como comércio de rua, bares, restaurantes, shoppings e ambientes públicos de lazer.

Caso a taxa de ocupação de leitos críticos do RN ultrapasse os 60% por mais de três dias, o estado deve organizar imediatamente um plano de contingência para ampliar os leitos em 20%, o qual deve ser rapidamente implementado quando a taxa estiver em 70%.
Nesta quarta-feira (02), de acordo com o Regula RN, a taxa de ocupação dos leitos críticos é de 58,67% e de leitos clínicos para covid de 40,59%.

Caso a taxa de ocupação de leitos críticos SUS do RN chegue aos 80%, a recomendação é iniciar um processo de ampliação de leitos em mais 30%, podendo o estado voltar a ter mais de 300 leitos críticos para covid-19.

Se depois de ampliar a rede assistencial, a taxa de ocupação de leitos críticos covid-19 no SUS ainda estiver maior que 70% e a taxa de transmissibilidade superior 1.03 no RN, outras medidas sanitárias mais rígidas devem ser tomadas.

O relatório também orientou que os municípios não implementem ou executem ações que possam promover aglomerações até que a pressão por leitos críticos covid-19 no SUS retorne a menos de 40% por mais de 15 dias. E ainda que as autoridades do estado e dos municípios precisam emitir notas técnicas orientando como devem ocorrer as atividades festivas de final de ano, em hotéis, pousadas, praias e outros locais com atividades turísticas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.