Luiz Ignácio Maranhão Filho recebe prêmio in memoriam e terá centenário celebrado em 2021
Natal, RN 28 de mar 2024

Luiz Ignácio Maranhão Filho recebe prêmio in memoriam e terá centenário celebrado em 2021

10 de dezembro de 2020
Luiz Ignácio Maranhão Filho recebe prêmio in memoriam e terá centenário celebrado em 2021

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O jornalista, advogado, professor e militante comunista Luiz Ignácio Maranhão Filho completaria 100 anos de idade em 25 de janeiro de 2021. O centenário do ex-preso político mais conhecido do Rio Grande do Norte será lembrado com uma extensa programação ao longo do próximo ano.

A agenda inclui o lançamento de um selo comemorativo, de livros, a republicação da biografia “Luiz, o Santo Ateu”, de Eloneida Studart, além debates e outras ações que serão idealizadas e executadas por uma comissão oficial, criada pela Fundação José Augusto em 10 de novembro, formada por 21 personalidades do Rio Grande do Norte.

O grupo será presidido pelo economista e ativista dos Direitos Humanos Roberto Monte e conta ainda com familiares e militantes contemporâneos de Maranhão Filho, além de professores da UFRN, intelectuais, jornalistas, pesquisadores e amigos.

A comissão executiva e os grupos de apoiadores e colaboradores se reunirão de forma virtual às quartas-feiras até a vacinação contra a covid-19. A programação em homenagem ao centenário de Luiz Maranhão Filho será semelhante à criada em celebração ao centenário de Djalma Maranhão e funcionará como prévia dos 100 anos do PCB, que acontece em 2022.

Luiz Ignácio Maranhão Filho

Prêmio

Nesta quinta-feira (10), o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular concede in memoriam XXVII Prêmio Estadual de Direitos Humanos e o XXIV Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos. A solenidade acontece a partir das 17h, na plataforma DHnet. Na ocasião, a comissão do Centenário de Luiz Ignácio Maranhão Filho será lançada oficialmente. Hoje também é celebrado os 72 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Prêmio Estadual de Direitos Humanos foi criado em 1994, em homenagem ao militante e ex-desaparecido político Emmanuel Bezerra dos Santos, e tem o objetivo de agraciar aquelas pessoas ou Entidades comprometidas com os Direitos Humanos, as liberdades democráticas e a defesa da vida. Já o Prêmio Jornalístico de Direitos Humanos foi criado em 1997, com o intuito de homenagear os jornalistas identificados com a causa e a promoção dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Luiz Maranhão

Natural de Natal (RN), Luiz Ignácio Maranhão Filho lutou contra a ditadura militar, foi preso, barbaramente torturado e desapareceu em 3 de julho de 1974. O corpo do jornalista nunca apareceu. Em depoimento a Comissão da Verdade, o ex-delegado do DOPS Cláudio Guerra declarou que Maranhão Filho foi torturado, assassinado e teve corpo incinerado numa usina de açucar no interior do Rio de Janeiro, local usado pelos militares para “sumir” com os corpos de opositores do regime.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.