Prefeitura adota “silêncio”, abandona negociação com famílias da ocupação na Ribeira e impasse continua
Natal, RN 16 de abr 2024

Prefeitura adota “silêncio”, abandona negociação com famílias da ocupação na Ribeira e impasse continua

8 de dezembro de 2020
Prefeitura adota “silêncio”, abandona negociação com famílias da ocupação na Ribeira e impasse continua

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A prefeitura de Natal abandonou as negociações com as 60 famílias da ocupação na Ribeira. O movimento de Lutas por Moradia nos Bairros, Vilas e Favelas que coordena a ocupação Emmanuel Bezerra instalada no casarão onde funcionou a antiga Faculdade de Direito da UFRN não tem mais interlocutor.

A última reunião foi cancelada porque nenhum representante do município apareceu. No encontro anterior, realizado semana passada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, a prefeitura enviou uma servidora que admitiu que não sabia da pauta em discussão, o que revoltou as famílias e até a representante da OAB que mediava a reunião.

A coordenação do MLB tem procurado os órgãos da prefeitura para buscar uma alternativa afim de abrigar as famílias, sob risco de despejo. Uma ordem de reintegração de posse chegou a ser expedida e autorizada pela Justiça, mas a defesa das famílias e a procuradoria geral do Estado conseguiram reverter.

Os sem-teto sugeriram um prédio, nos limites entre a Ribeira e o bairro das Rocas, onde funcionou a antiga sede da secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), mas ainda não tiveram resposta. O espaço pertence à prefeitura, está abandonado e uma oficina mecânica utiliza parte das dependências do prédio.

O MLB também já sugeriu o prédio onde funcionou o antigo Bandern, mas a prefeitura permaneceu em silêncio, ignorando as famílias.

“A prefeitura não conversa mais com a gente, não apareceram mais em nenhuma reunião e quando sugerimos algum prédio para ninguém ficar no meio da rua eles não respondem nem falam nada”, disse um dos coordenadores do MLB Marcos Antônio Ribeiro.

A única proposta do município até o momento foi transferir as 65 famílias para um terreno baldio na Zona Norte de Natal, próximo ao hospital Santa Catarina. Os sem-teto, no entanto, recusaram alegando questões de segurança e até a distância para os locais de trabalho e alguns moradores da Ocupação.

Vereadores autorizam doação de prédio no Planalto

Nesta terça-feira (8), a Câmara Municipal autorizou a doação para o Governo do Estado de um terreno no bairro Planalto onde serão construídas casas populares do programa Pro-moradia. Apenas metade das famílias da ocupação Emmanuel Bezerra terão direito a uma casa naquela área.

Além das famílias que atuam no MLB, o programa deverá atender outros movimentos, entre eles o PopRua, formado por pessoas em situação de rua de Natal.

- É importante deixar claro que esse terreno não é para as famílias da ocupação Emmanuel Bezerra, mas para o programa pro-moradia. Inicialmente teríamos direito a 38 casas, mas depois caiu para 30, ou seja, não resolve o problema”, disse Ribeiro.

O terreno doado com a autorização dos vereadores fica na quadra 414 onde um incêndio destruiu em 2018 a maioria dos barracos organizados na ocupação 8 de março.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.