Luiz Ignácio Maranhão Filho terá centenário celebrado a partir desta segunda
Natal, RN 28 de mar 2024

Luiz Ignácio Maranhão Filho terá centenário celebrado a partir desta segunda

23 de janeiro de 2021
Luiz Ignácio Maranhão Filho terá centenário celebrado a partir desta segunda

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Enquanto o país vivencia um desmonte das políticas públicas de realização do direito à memória e à verdade, o Estado do Rio Grande do Norte celebra o centenário do jornalista, advogado, professor e militante comunista Luiz Ignácio Maranhão Filho. Um selo comemorativo e um cordel serão lançados em ato solene nesta segunda-feira (25), com a presença da governadora Fátima Bezerra (PT).

A atividade, uma realização do Governo do Estado do RN, Fundação José Augusto e Comissão do Centenário de Nascimento de Luiz Ignácio Maranhão Filho, acontece na Escola de Governo, Centro Administrativo de Natal, e terá transmissão a partir das 10h30 pelo canal do Youtube da Universidade Popular DHnet, através do link https://youtu.be/xjJx3nyq0Vw.

A ação integra uma vasta programação a ser executada ao longo do ano de 2021 por uma comissão criada pela Fundação José Augusto em 10 de novembro, formada por 21 personalidades do Estado Rio Grande do Norte, que tem à frente o economista e ativista dos Direitos Humanos, Roberto Monte.

Biografia

Nasceu em 25 de janeiro de 1921, em Natal (RN), filho de Luiz Ignácio Maranhão e Maria Salomé Carvalho Maranhão. Desaparecido em 3 de abril de 1974. Dirigente do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Era casado com Odette Roselli Garcia Maranhão. Advogado, professor do Atheneu Norteriograndense, onde havia estudado, e também da Fundação José Augusto e da UFRN. Jornalista, colaborou com diversos jornais do estado, particularmente com o Diário de Natal, e publicou vários artigos na Revista Civilização Brasileira.

Em 1945, iniciou sua militância no PCB. Preso em 1952 pela Aeronáutica, em Parnamirim (RN), foi muito torturado. Sua história constituiu um capítulo do livro A História Militar do Brasil, de Nelson Werneck Sodré. Em 1958, foi eleito deputado estadual, pela legenda do Partido Trabalhista Nacional (PTN), desempenhando o mandato até 1962.

No início de 1964, visitou Cuba a convite de Fidel Castro. Quando ocorreu o golpe de Estado em abril do mesmo ano, Luiz foi preso e, novamente, submetido à tortura. Foi atingido pelo primeiro Ato Institucional, com suspensão de direitos políticos e cassação do mandato de deputado estadual no Rio Grande do Norte em 8 de junho de 1964. Permaneceu preso na ilha de Fernando de Noronha (PE) até fins de 1964, junto com o governador de Pernambuco Miguel Arraes e seu irmão, todos cassados.

Libertado, imediatamente passou à clandestinidade, no Rio de Janeiro. Durante o período de vida clandestina, Luiz Ignácio atuou em diversas atividades partidárias. Foi eleito membro do Comitê Central do PCB no seu VI Congresso, em 1967.

Era importante elo nos contatos do PCB com a Igreja católica e políticos da oposição legal. Defendia o diálogo entre marxistas e cristãos, conforme o filósofo filiado ao PCF, Roger Garaudy, com quem se correspondia. Em 1967, organizou a publicação de três Encíclicas: Mater et Magistra, Pacem in Terris, de João XXIII, e Populorum Progressio, de Paulo VI, em um volume intitulado A Marcha Social da Igreja, cuja introdução foi escrita por Alceu Amoroso Lima, o Tristão de Athayde, importante pensador cristão. Ele acreditava em uma aproximação com a Igreja para realizar um trabalho conjunto contra a ditadura.

Prisões no Rio de Janeiro, em junho de 1970, originaram um IPM no Primeiro Distrito Naval para apurar a atividade de militantes do PCB. Um processo nesse distrito, que se desdobrou em cinco IPMs, procurou colher informações sobre Luiz Maranhão. Ele foi indiciado como revel no IPM de agosto de 1970, sendo denunciado como incurso nos art. 23, 43 e 45 da LSN. Em 23 de janeiro de 1973, porém, foi absolvido por insuficiência de provas. Em 27 de março de 1973, o Superior Tribunal Militar julgou a apelação e, por maioria de votos, o absolveu.

Seu nome consta da lista de desaparecidos políticos do anexo I, da lei 9.140/95. Na CEMDP, seu caso foi protocolado com o número 043/96. Luiz Ignácio Maranhão Filho foi reconhecido como desaparecido político pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos por meio do procedimento 043/96.

Foi incluído no Dossiê ditadura: Mortos e Desaparecidos no Brasil (1964-1985), organizado pela Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

Foi homenageado com a criação do Instituto Prof. Luiz Ignácio Maranhão Filho. Em sua homenagem, a cidade do Rio de Janeiro deu o seu nome a uma rua no bairro de Paciência. Uma placa com seu nome foi colocada no Monumento contra a Tortura, no Recife (PE).

Em agosto de 2010, na 42ª. Caravana para a Anistia, em Natal, ele foi considerado anistiado. Na ocasião, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República inaugurou o Memorial “Pessoas Imprescindíveis” dessa cidade em homenagem a Luiz Ignácio Maranhão Filho.

Em 2013, a Comissão Municipal da Memória, Verdade e Justiça de Natal escolheu-o como seu patrono.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.