RN receberá 10 pacientes de Manaus com covid-19
Natal, RN 20 de abr 2024

RN receberá 10 pacientes de Manaus com covid-19

14 de janeiro de 2021
RN receberá 10 pacientes de Manaus com covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A situação está caótica em Manaus desde a manhã desta quinta-feira (14), quando acabou o oxigênio nos hospitais. Por essa razão, diversos estados receberão pacientes com covid-19 transferidos da capital amazonense. O Rio Grande do Norte vai acolher 10 pacientes no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que possui gerência federal, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) na tarde desta quinta-feira (14), por meio de nota. Ainda não existe data para a chegada desses pacientes.

O Governo do RN ressaltou preocupação com o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da covid-19 no Amazonas. “A equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem”, diz o comunicado, ao salientar que as equipes irão estabelecer o fluxo em parceria com o Laboratório de Virologia da UFRN, que mantém articulação com a Fiocruz, para o sequenciamento dessas amostras e identificação da Cepa do vírus SARS-CoV-2.

A transferência dos doentes será responsabilidade do governo federal, que está destinando aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para os translados. Os primeiros pacientes chegam a Teresina no início da noite desta quinta.

Goiás, Distrito Federal, Paraíba, Maranhão e Pará também devem receber pacientes. A previsão dada pelo ministério aos governadores é da necessidade de transferência imediata de 750 pacientes. Estados mais distantes, como Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também estão se dispondo a receber pacientes.

Nesse primeiro momento, serão 135 pacientes para hospitais geridos pela Ebserh e mais 100 para a rede estadual de saúde de Goiás, totalizando 235 pacientes transferidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, já estão sendo enviados materiais e oxigênio para o Amazonas, mas falta capacidade de atendimento em Manaus de profissionais de saúde, condições técnicas e de equipamentos. Na segunda-feira (11), a FAB divulgou envio de 24 toneladas de cilindros de oxigênio para a cidade.

O Amazonas sofre com o crescimento dos casos e tem as redes de UTI praticamente com ocupação total. Na quarta-feira (13), a capital, Manaus, registrou um número recorde de enterros, com 198 corpos sepultados.
O Amazonas totalizou 219.544 casos 5.879 e mortes pelo coronavírus, de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do estado.

Em vídeo, o presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas, Mário Viana, apelou para que oxigênio de outros estados seja transportado à cidade “em caráter de guerra”.

Para manter os pacientes vivos, Viana relata que eles estão sendo ambuzados. A técnica consiste no uso de um equipamento de respiração manual chamado ambu, em que o profissional de saúde – médico, enfermeiro ou técnico – faz o bombeamento manual de um balão de oxigênio, pois os respiradores estão sem o gás.

Novas medidas

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), aumentou as restrições no estado nesta quinta-feira (14) por conta do aumento no número de casos do novo coronavírus.

Entre as medidas anunciadas estão a suspensão do transporte coletivo de passageiros entre rodovias e rios (exceto cargas) e a proibição de circulação de pessoas entre 19h e 6h (exceto atividades e transporte de produtos essenciais).

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), proibiu a circulação de embarcações entre o estado e o Amazonas e anunciou nesta quinta-feira (14) que estenderá a decisão também para via terrestre como medida de prevenção.

Também fez pedidos emergenciais de informações à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre as providências tomadas nos aeroportos no Pará que possuem voos com origem do Amazonas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.