Francisco do PT assume liderança do Governo Fátima na ALRN: “O primeiro desafio é conseguir vacina para todo mundo”
Natal, RN 19 de abr 2024

Francisco do PT assume liderança do Governo Fátima na ALRN: “O primeiro desafio é conseguir vacina para todo mundo”

3 de fevereiro de 2021
Francisco do PT assume liderança do Governo Fátima na ALRN: “O primeiro desafio é conseguir vacina para todo mundo”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado Francisco do PT vai assumir a função de líder do Governo Fátima na Assembleia Legislativa. Ele substitui George Soares (PL), que ocupou o posto em 2019 e 2020. Embora seja uma escolha natural e até mais alinhada ao Executivo, a troca surpreendeu o meio político.

À imprensa, após a leitura da mensagem anual pela governadora na terça-feira (2), Soares externou o desejo de deixar a função alegando que “mudança é saudável”.

“A partir de agora terei uma missão igualmente importante à frente da primeira secretaria e achei por bem conversar com a governadora para que fosse realizado um rodízio entre nós da bancada. E o nome que ela escolheu, do deputado Francisco, não poderia ser melhor indicado. Eu continuo fiel ao Governo e trabalhando na articulação política dentro da Assembleia”, disse George.

Francisco do PT é professor, ex-vereador, ex-prefeito de Parelhas e exerce o primeiro mandato de deputado estadual. Em 2020, foi o parlamentar que mais protocolou projetos de lei na Casa. Foram 50 no total, entre eles o que regulamenta a CNH popular e a criação da Medalha de Mérito Marcos Dionísio de Direitos Humanos.

O convite a Francisco foi feito pela própria governadora, que comunicou a troca à bancada governista nesta quarta-feira (3). Em contato com a agência Saiba Mais, o novo líder do Governo na Assembleia Legislativa disse que na lista de desafios na Casa estão a universalização da vacina contra a covid-19 e o reequilíbrio das finanças do Estado:

- O primeiro desafio é conseguir vacina para todo mundo, universalizar a vacina. Outro grande desafio é continuar buscando o reequilíbrio das finanças do Estado. Ainda há uma parte do 13º salário de 2018 a ser paga, salário de dezembro de 2018 também. E temos algumas pautas importantes para que o Estado continue avançando em busca do desenvolvimento econômico sem perder o foco na justiça social. Precisamos crescer, recuperar a situação fiscal do Rio Grande do Norte, mas ao mesmo tempo com o foco nessa questão da justiça social”, declarou.

Sobre a relação dele com a Oposição ao Governo Fátima, ele prega diálogo e entendimento com os colegas:

- Vamos continuar com muito diálogo, de muito respeitosa, até porque a Casa é plural. A oposição cumpre o papel dela e vamos respeitar isso. Travaremos um debate das ideias tão importante e necessário no processo democrático. Estamos sempre à disposição para o diálogo, como sempre foi”, disse o parlamentar, enfatizando que a Oposição cumpre o papel que lhe cabe:

- A bancada da Oposição cumpre o papel dela, de criticar, apontar as falhas que acreditam que o Governo tem. Mas mesmo a Oposição se alinhou aos interesses da população na maioria dos projetos de interesse ao povo. Fora disso é o debate acalorado típico de uma Casa plural e democrática”, afirmou.

O novo líder do governo Fátima elogiou o antecessor George Soares e espera dar sequência ao trabalho do colega:

- George cumpriu muito bem essa tarefa. Meu papel não é substituí-lo, mas dar continuidade ao excelente trabalho que ele fez como líder do Governo. Tenho posições firmes a respeito daquilo que eu penso e defendo, mas irei buscar o entendimento e o diálogo”, afirmou.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.