Invisíveis para o governo federal, indígenas do RN serão vacinados com a chegada de imunizantes nesta quarta
Natal, RN 18 de abr 2024

Invisíveis para o governo federal, indígenas do RN serão vacinados com a chegada de imunizantes nesta quarta

24 de fevereiro de 2021
Invisíveis para o governo federal, indígenas do RN serão vacinados com a chegada de imunizantes nesta quarta

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A chegada de 54.900 doses de vacinas nesta quarta-feira (24) vai permitir o início efetivo da imunização de indígenas no Rio Grande do Norte contra a covid-19. Apesar de constarem na primeira fase dos planos de vacinação federal e estadual, os povos originários do estado foram excluídos pelo Ministério da Saúde porque, de acordo com os critérios estabelecidos, as doses seriam enviadas apenas para locais onde há terras demarcadas.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o RN possui 6.067 indígenas das etnias potiguara, tapuia e tapuia paiacu. De acordo com o RN + Vacina, 69 foram vacinados e apenas 15 receberam as duas doses necessárias à imunização.

Eles vivem em pelo menos 15 comunidades nos municípios de Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi.

Das 35.500 doses da Astrazeneca que estão chegando, 2.920 serão destinadas aos indígenas; 21.927, a pessoas de 85 a 89 anos de idade; e 8.996, aos trabalhadores de saúde. Das 19.400 da CoronaVac, 9.223 são destinadas para a primeira dose da vacinação de idosos com idade entre 80 a 84 anos.

A vacinação dos indígenas é fruto da insistência do governo do estado. A governadora Fátima já havia tocado no assunto em reunião com o ministro Eduardo Pazuello.

Foi encaminhado ofício à Secretaria de Vigilância em Saúde e ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde solicitando a inclusão dos povos indígenas do RN na Campanha de Vacinação contra a covid-19 no estado, tendo em vista que vivem em agrupamentos e são considerados prioridades para ações relacionadas ao enfrentamento de emergências epidêmicas e pandêmicas.

"Finalmente iniciaremos a vacinação dos nossos indígenas! Depois de muita cobrança junto ao Ministério da Saúde recebemos a confirmação do envio hoje de 2.920 doses que iniciarão a imunização dos 6.920 indígenas cadastrados”, comemorou a governadora nas redes sociais.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.