PSOL vai acionar MP contra colunista da Tribuna do Norte que sugeriu apontar arma para comunistas em Natal  
Natal, RN 29 de mar 2024

PSOL vai acionar MP contra colunista da Tribuna do Norte que sugeriu apontar arma para comunistas em Natal  

17 de fevereiro de 2021
PSOL vai acionar MP contra colunista da Tribuna do Norte que sugeriu apontar arma para comunistas em Natal   

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O PSOL anunciou nesta quarta-feira (17) que vai acionar o Ministério Público para apurar possível prática de crime previsto no artigo 286 do código penal cometido pelo jornalista e colunista do jornal Tribuna do Norte Alex Medeiros.

Em postagem realizada ontem no twitter, Medeiros sugeriu aos seguidores dele que apontassem uma arma para comunistas:

“Aponte para assaltantes e comunistas, não necessariamente nesta ordem”, escreveu acima da imagem de uma pistola Glock 9mm.

O artigo 286 prevê pena de três a seis meses de cadeia, ou multa, por incitar, publicamente, a prática de crime:

- A liberdade de imprensa não confere a ninguém o direito à propagação de ódio e incitação de violência física. Assim, informamos que o conjunto da direção estadual de nosso partido entrará com uma representação no Ministério Público visando apurar possível prática do crime previsto no art. 286 do Código Penal”, diz a nota do PSOL assinada em conjunto pelas direções municipal e estadual da sigla.

O PCdoB já havia informado que também apresentaria queixa-crime contra o jornalista pelo mesmo motivo e também evocando o artigo 286. Diz um trecho da nota dos comunistas:

- Em atitude tresloucada, típica dos que se nutrem de ódio e que são incapazes de manter convívio democrático com quem pensa diferente, Medeiros reproduz uma pistola Glock e sugere que a arma deveria ser apontada para “assaltantes e comunistas, não necessariamente nesta ordem”. Compreendendo que liberdade de opinião não se confunde com ameaça e incitação ao crime, prática sujeita à punição, conforme artigo 286 do Código Penal (incitar, publicamente, a prática de crime), o PCdoB natalense informa que apresentará notícia- crime contra o jornalista”, afirmou o comunicado assinado pelo presidente municipal da sigla Christian Vasconcelos.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.