Rio Grande do Norte recebe 35 mil doses da vacina de Oxford e deve concluir vacinação de idosos entre 85 e 89 anos
Natal, RN 29 de mar 2024

Rio Grande do Norte recebe 35 mil doses da vacina de Oxford e deve concluir vacinação de idosos entre 85 e 89 anos

24 de fevereiro de 2021
Rio Grande do Norte recebe 35 mil doses da vacina de Oxford e deve concluir vacinação de idosos entre 85 e 89 anos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Chegou ao Rio Grande do Norte, nesta quarta (24), um novo lote com 35.000 doses da vacina de Oxford (Fiocruz/ Astrazeneca) contra a covid-19. Dessa remessa, 21.927 vacinas serão destinadas aos idosos com idade entre 85 e 89 anos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), com essas doses será possível vacinar 100% dos idosos dessa faixa etária. Já as 8.996 doses restantes serão destinadas a trabalhadores da saúde e 2.920 à população indígenas do estado.

O carregamento foi desembarcado no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o Governo do RN tinha uma expectativa de que o Ministério da Saúde enviasse um total de 54.900 doses. Porém, outras 19.400 doses da Coronavac (Butatan) serão enviadas nesta quinta (25), totalizando 54.400 doses esta semana. A recomendação do Ministério da Saúde é que apenas no caso da Coronavac haja reserva da 2ª dose.

Segundo a Sesap, por recomendação do Ministério da Saúde, serão aplicadas todas as doses que chegarem ao RN para ampliar o número de vacinados, com complementação do esquema vacinal à medida que novas doses forem chegando. O processo de imunização dos indígenas será iniciado só agora porque eles tinham sido excluídos do processo de imunização pelo Ministério da Saúde. O Rio Grande do Norte tinha sido o único estado a não receber vacina para a população indígena que, segundo a Sesap, é formada por 6.067 pessoas das etnias potiguara, tapuia e tapuia paiacú - distribuíidos em 15 comunidades nos municípios de Bahia Formosa, Canguaretama, Goianinha, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Natal, Jardim de Angicos, João Câmara, Assu e Apodi.

A distribuição das novas doses da vacina de Oxford para as regionais começará às 7h e às 9h, para a região metropolitana de Natal. O Rio Grande do Norte tem, até o momento, 86.977 pessoas vacinadas diante de uma população de mais de três milhões de habitantes (3.534.165). Segundo o aplicativo RN Mais Vacina, 86.210 pessoas foram imunizadas com a 1ª dose e 30.116 com a segunda.

Imagens: Reprodução RN Mais Vacina
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.