Sem aviso, Prefeitura de Natal expulsa moradores sem teto do Viaduto do Baldo
Natal, RN 19 de abr 2024

Sem aviso, Prefeitura de Natal expulsa moradores sem teto do Viaduto do Baldo

11 de fevereiro de 2021
Sem aviso, Prefeitura de Natal expulsa moradores sem teto do Viaduto do Baldo

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Sem qualquer aviso prévio, a Prefeitura de Natal expulsou, na manhã desta quinta (11), pessoas sem teto que estavam abrigadas no Viaduto do Baldo. Viaturas da Guarda Municipal foram enviadas ao local e os barracos foram derrubados. A vereadora Divaneide Basílio (PT) criticou a medida adotada em plena pandemia do novo coronavírus.

A falta de diálogo da prefeitura com a população em situação de rua não é de hoje. Além de tudo, é cruel que durante a pandemia e sem aluguel social, o executivo remova pessoas vulneráveis sem ao menos garantir um novo lar para elas”, postou a parlamentar da capital em seu twitter.

“É com muita surpresa, negativa, que recebemos a informação das famílias que estavam no Viaduto de que elas estavam sendo retiradas naquele momento. A forma também nos entristece porque você tem essa remoção sem ordem judicial, aviso ou diálogo. São três pontos negativos que só reforçam a ausência de uma política municipal preparada para acolhimento das pessoas em situação de rua. Uma política municipal séria de habitação precisa prever e ter uma busca ativa, não para retirar as pessoas e higienizar a cidade, mas para dar dignidade a elas. Pensar em como elas serão abrigadas da melhor forma, pensar que a pandemia, inclusive, ampliou o número de pessoas em situação de rua”, aponta a vereadora Divaneide Basílio.

Em 23 de dezembro de 2020, a Câmara Municipal de Natal havia aprovado a criação do Programa Locação Social. O projeto proposto pela vereadora Divaneide Basílio previa o pagamento de um auxílio para as pessoas que não tivessem condição de pagar um aluguel para morar. Mas, em janeiro de 2021 o projeto foi vetado pelo prefeito Álvaro Dias, que alegou “inconstitucionalidade”.

“Vamos lutar para derrubar o veto na Câmara e dar uma resposta concreta à cidade e não um faz de conta que criminaliza pessoas pobres, pessoas em situação de rua e a cidade para quem vive nela. Não vamos aceitar que a cidade seja só para um grupo, a cidade é para todas as pessoas”, critica Divaneide Basílio.

Também é na gestão de Álvaro Dias que tem se arrastado o impasse na transferência das 60 famílias da ocupação Emmanuel Bezerra abrigadas no prédio abandonado da antiga faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Ribeira. A prefeitura faltou a inúmeras reuniões de negociação e conciliação, além de ter descumprido medidas judiciais. Na decisão mais recente, ficou determinado que caberia à Prefeitura de Natal fazer a transferência das famílias para um galpão alugado ao município, enquanto é concluída a construção das casas para as famílias através do programa Pró-Moradia.

Também em suas redes sociais, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua no Rio Grande do Norte (MNPR/RN), criticou a ação do prefeito de Natal.

'O resultado da ação violenta da prefeitura é que as famílias ficaram sem seus pertences e sem local, mesmo que precário, para morar em plena pandemia. Álvaro Dias não tem compromisso com a população e seus acordos não valem de nada! Não aceitaremos!"

Fotos: cedidas
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.