Sindicato dos Servidores contesta decreto de Álvaro Dias que determina volta ao trabalho presencial
Natal, RN 18 de abr 2024

Sindicato dos Servidores contesta decreto de Álvaro Dias que determina volta ao trabalho presencial

3 de fevereiro de 2021
Sindicato dos Servidores contesta decreto de Álvaro Dias que determina volta ao trabalho presencial

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Desconsiderando o alerta de especialistas que a nova cepa da Covid-19 surgida em Manaus pode tomar o país em 1 mês, o prefeito Álvaro Dias determinou a volta dos servidores ao trabalho presencial. Segundo decreto publicado no final da noite desta terça-feira (2), a preocupação é "evitar a precarização dos serviços prestados à população".

A decisão está sendo contestada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat), que apresentou denúncia no Ministério Público do Trabalho. Isso porque, de acordo com o texto servidores dos grupos de risco da Covid-19 que estiverem com atestado médico terão o afastamento concedido sob a forma de licença para tratamento de saúde. Ultrapassando o período de 15 dias de licença, a remuneração do servidor será através concessão de auxílio-doença.

“Esse decreto trata as pessoas com comorbidades, as lactantes, as gestantes e servidores acima de 60 anos como doentes, incapacitados ao trabalho. Mas elas não estão incapacitadas ao trabalho para receber o auxílio-doença”, afirma a coordenadora do Sinsenat, Soraya Godeiro.

Para a sindicalista, essa determinação “impõe aos servidores não receber normalmente seus salários, já que terão que passar pela junta médica, colocando atestado para entrar em auxílio-doença pelo Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Natal, o NATALPREV”.

O decreto determina o retorno do expediente em dois turnos, de quatro horas cada, das 8h às 12h e das 14h às 18h, sendo facultado aos gestores das pastas a edição de “atos próprios ao âmbito de suas respectivas secretarias, disciplinando, alternativamente e quando aplicável, o expediente corrido", das 8h às 14h. O município também terminou o trabalho presencial para os estagiários de 4 e 6 horas de expediente.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.