Federação e clubes anunciam cancelamento do campeonato estadual de futebol, acusam Governo e poupam Prefeitura de Natal
Natal, RN 29 de mar 2024

Federação e clubes anunciam cancelamento do campeonato estadual de futebol, acusam Governo e poupam Prefeitura de Natal

25 de março de 2021
Federação e clubes anunciam cancelamento do campeonato estadual de futebol, acusam Governo e poupam Prefeitura de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Federação Norteriograndense de Futebol e os oito clubes filiados à entidade anunciaram nesta quinta-feira (25) o cancelamento do campeonato estadual em razão das medidas de restrição determinadas pelo Governo do Estado em decreto assinado conjuntamente com a prefeitura de Natal.

Em nota articulada pelo presidente da FNF José Vanildo da Silva e assinada pelos clubes, os dirigentes criticam o Governo do Estado por suspender os jogos do campeonato estadual ao mesmo tempo em que libera os treinos e as partidas somente dos times potiguares que participam de competições nacionais, a exemplo da Copa do Nordeste.

- Tal decisão demonstra que o motivo maior da suspensão da competição não é a propagação da covid-19 e muito menos as vidas que se perderam no Rio Grande do Norte em decorrência da doença. Se assim fosse, não seriam abertas exceções para beneficiar determinadas equipes. Trata-se de um motivo político, sem qualquer coerência ou razoabilidade”, diz um trecho da nota.

José Vanildo já havia criticado o decreto estadual quando da suspensão do campeonato, mas direcionou as críticas apenas ao Governo do Estado, poupando o município, que também assina o decreto.

Há uma razão política para o comportamento seletivo do presidente da FNF. Desde janeiro de 2021, Silva acumula a função de secretário municipal de Habitação em Natal por indicação do ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho, aliado de Álvaro Dias, prefeito da capital.

O comunicado oficial dos dirigentes acusa o Governo de agir politicamente, mas não deixa claro qual seria a intenção política por trás da decisão de interromper o campeonato estadual de futebol. Por outro lado, o Estado alega o risco à vida.

O Rio Grande do Norte atravessa o momento mais grave da pandemia com superlotação de hospitais públicos e privados, fila de espera por UTI com mais de 100 pacientes e falta de oxigênio em alguns municípios. Até hoje (25), 562 pacientes morreram sem conseguir acesso a uma UTI no Estado.

O decreto estadual que passou a valer a partir de 20 de março e segue vigente até 2 de abril autoriza a abertura ou funcionamento apenas de atividades essenciais

 Em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, os campeonatos estaduais estão sendo disputados em outras praças. Durante essa semana, por exemplo, Corinhtians e Palmeiras jogaram suas partidas do campeonato paulista em Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro.

 O campeonato estadual de Futebol é patrocinado pelo Governo do Estado e foi batizado de “Campeonato Nota Potiguar”, em razão da verba de patrocínio vir do programa estadual que estimula o público a pedir nota fiscal dos produtos comprados no Estado.

Procurado pela agência Saiba Mais, o secretário de Estado de Tributação Carlos Eduardo Xavier afirmou que o Governo não vai se pronunciar no momento

Leia a nota assinada pela FNF e os oito clubes:

NOTA À POPULAÇÃO

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e os 8 clubes filiados disputantes da 1a Divisão Campeonato Potiguar vem à público comunicar, em decorrência do Decreto no 30.419, publicado em 17 de março, e do insucesso das inúmeras tentativas de sensibilização das autoridades públicas para a necessidade manutenção da competição, o cancelamento definitivo da edição 2021 do Campeonato Potiguar, pelas seguintes razões:

O Decreto supracitado suspendeu a competição, bem como os treinamentos das equipes. Embora os clubes de futebol tenham demonstrado que obedecem a todos os protocolos do comitê cientifico e que estatisticamente não há casos relevantes de contaminação, ou mesmo agravamento de pacientes envolvidos no futebol com o covid-19, as atividades permaneceram suspensas.

Os clubes do RN respeitaram as decisões proferidas, todavia, fomos surpreendidos com a recente deliberação do Governo do Estado, emitida através Nota Técnica assinada pelos secretários estaduais do Gabinete Civil e da Segurança Pública, onde foi aberta uma exceção para as equipes que estão disputando competições nacionais.

Tal decisão demonstra que o motivo maior da suspensão da competição não é a propagação da covid-19 e muito menos as vidas que se perderam no Rio Grande do Norte em decorrência da doença. Se assim fosse, não seriam abertas exceções para beneficiar determinadas equipes. Trata-se de um motivo político, sem qualquer coerência ou razoabilidade.

A decisão demonstra que o argumento cientifico da paralização é secundário, ou o vírus só se propagará nos treinos das 6 equipes que disputarão o estadual e não nos treinos das equipes que estão jogando o campeonato nacional?

Diante do quadro de incerteza e da ausência, por parte do Governo do RN de um plano claro de retomada das atividades, aliadas às constantes decisões contraditórias e sem qualquer embasamento científico tomadas pelas autoridades públicas, não restou outra decisão, por parte desta FNF e dos clubes, se não a de cancelar o certame desse ano.

Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol ABC Futebol Clube
América Futebol Clube
Associação Cultural e Desportiva Potiguar

Associação Sportiva Sociedade Unida – ASSU

Centro Esportivo Força e Luz
Globo Futebol Clube
Palmeira Futebol Clube da Uma
Santa Cruz Futebol Clube
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.