Natal fica dez anos atrás de João Pessoa na imunização de idosos
Natal, RN 28 de mar 2024

Natal fica dez anos atrás de João Pessoa na imunização de idosos

22 de março de 2021
Natal fica dez anos atrás de João Pessoa na imunização de idosos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Das nove capitais nordestinas, Natal é a mais atrasada no processo de imunização. Das 85.944 doses recebidas, 60.987 foram aplicadas. A diferença entre as vacinas recebidas e aplicadas é de quase 25 mil unidades (24.957). A capital potiguar, que tem uma população de 890.480 habitantes, começou neste final de semana a imunizar idosos a partir dos 75 anos. A vizinha, João Pessoa (PB), já começou a vacinar idosos com 65 anos, Recife (PE) vacina idosos a partir de 69 anos, Maceió (AL) atinge o público de até 68 anos ainda nesta semana, Salvador (BA) o de 69, Aracaju (SE) e São Luís (MA) idosos com 73, Fortaleza (CE) com 74 e Teresina (PI) está vacinando o público entre 70 e 76 anos de idade.

João Pessoa – PB: idosos a partir de 65 anos

Maceió – AL: idosos a partir de 68 anos

Salvador – BA: idosos a partir de 69 anos

Recife - PE: idosos a partir de 69 anos

Aracaju – SE: idosos a partir de 73 anos

São Luís – MA: idosos a partir de 73 anos

Fortaleza – CE: idosos a partir de 74 anos

Teresina – PI: idosos entre 70 e 76 anos

Natal – RN: idosos a partir de 75 anos

Segundo o último censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). João Pessoa tem uma população de 723.515 pessoas e uma estimativa de 817.511 habitantes em 2021. Enquanto isso, Natal tem, pelo mesmo censo de 2010, uma população de 803.739 pessoas e uma estimativa de 890.480 habitantes em 2021.

Apesar da pirâmide etária bem parecida, a capital potiguar está com uma faixa etária de dez anos de atraso na imunização para covid-19 de idosos em relação a João Pessoa. Na faixa entre os 75 e 79 anos, Natal 3.578 contra os 3.083 de João Pessoa. A diferença também é bem pequena entre as pessoas dos 65 aos 69 anos: são 7.639 na cidade do Sol e 6.953 na vizinha capital da Paraíba. Uma diferença que não encontra explicação apenas nas estatísticas populacionais.

“A Pirâmide etária de Natal e João Pessoa são bem parecidas. Desta forma, a fila de vacinação de idosos que está mais atrasada em Natal (10 anos) do que em outras capitais, como por exemplo João Pessoa, se dá unicamente pela superposição do atraso em adquirir as vacinas e a baixa eficiência da prefeitura de Natal em realizar o devido escoamento das vacinas recebias. Esta falta de estratégia e logística reflete a baixa prioridade dada e a fragilidade desta gestão em usar aspectos científicos básicos na tomada de decisões. Isso é inadmissível nos dias de hoje. Imunização é um direito da população”, critica o astrofísico José Dias do Nascimento Júnior, professor do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e responsável pelas projeções dos casos e óbitos por covid-19 nos nove estados nordestinos.

Imagens: reprodução IBGE

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, o atraso no índice de imunização é motivado pela falta de computadores e tablets para atualizar o sistema de monitoramento do RN Mais Vacina.

O Rio Grande do Norte recebeu até agora 470.540 doses das vacinas contra a covid-19, sendo 387.040 da Coronavac/ Butantan (263.689 foram distribuídas para a 1ª dose e 97.205 para a 2ª) e 83.500 da Oxford/ Astrazeneca (82.810 doses foram distribuídas para a 1ª aplicação). O quantitativo está abaixo da média, segundo a Sesap. O cálculo que define a quantidade de doses enviadas aos estados do país é feito pelo Ministério da Saúde, que utiliza uma estratificação de risco para dividir as cargas. Ainda de acordo com a Secretaria, “o Rio Grande do Norte segue as recomendações do Ministério em todas as etapas de distribuição. A operação da aplicação das doses a partir desta orientação é responsabilidade dos municípios”.

Pela plataforma RN Mais Vacina, desenvolvida para o monitoramento das doses recebidas e aplicadas, a Sesap ainda tem em estoque 5.023 doses da Coronavac e 590 da Oxford, num total de 5.613 vacinas referentes ainda à 1ª dose. O Rio Grande do Norte tem uma população de mais de três milhões de habitantes (3.534.165), mas apenas 171.915 foram vacinados até o momento.

Novas doses são distribuídas aos municípios

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) começou a distribuir na tarde desta segunda (22), as vacinas recebidas pelo Rio Grande do Norte durante o final de semana. De um total de 81,7 mil doses, 16,5 mil são imunizantes da Oxford/ Astrazeneca e 65,2 mil da Coronavac.

Também a partir desta segunda, todas as vacinas entregues ao estado serão aplicadas, inclusive aquelas reservadas para a 2ª dose, segundo nova orientação do Ministério da Saúde. Com isso, a estratégia é ampliar o índice de vacinação.

Locais de vacinação – Pessoas com 75 anos ou mais

  • Três drives/salas de pedestres no Palácio dos Esportes, Ginásio Nélio Dias e Shopping Via Direta.
  • 30 salas de vacinação:

Distrito Sanitário Norte I - UBS Pajuçara, UBS Nova Natal, UBS Redinha e UBS Nordelândia; USF Gramoré e USF Parque das Dunas.

Distrito Sanitário Norte II - UBS Vale Dourado, UBS Panatis, UBS Nova Aliança, UBS Soledade II; USF Jardim Progresso e USF Santarém.

Distrito Sanitário Leste - UBS São João, UBS Brasília Teimosa, UBS Rocas, UBS Alecrim, Unidade Mista de Mãe Luiza e  UBS Lagoa Seca.

Distrito Sanitário Oeste - UBS Nazaré, UBS Felipe Camarão II, UBS Cidade Nova , UBS Bairro Nordeste; USF Quintas e USF Monte Líbano.

Distrito Sanitário Sul - UBS Candelária, UBS Rosângela Lima, UBS Nova Descoberta, UBS Ponta Negra, UBS Cidade Satélite e UBS Pitimbu.

Funcionamento de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e das 13h30 às 15h

Documentos necessários

Para facilitar a vacinação, o idoso pode baixar o formulário de vacinação contra Covid-19 disponível no site da Prefeitura de Natal e preenche-lo com letra de forma o nome, CPF, data de nascimento e CEP. No ato da vacinação, é necessário ainda apresentar o comprovante de residência de Natal, cartão de vacinação e documento com foto.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.