Políticos se posicionam sobre anulação de processos de Lula na Lava-Jato. Confira!
Natal, RN 29 de mar 2024

Políticos se posicionam sobre anulação de processos de Lula na Lava-Jato. Confira!

8 de março de 2021
Políticos se posicionam sobre anulação de processos de Lula na Lava-Jato. Confira!

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Diante da decisão de anular os processos de Lula na Lava-Jato, que pegou até o ex-presidente de surpresa, vários políticos se manifestaram sobre o assunto. A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) comemorou em suas redes sociais a decisão do ministro do STF, Edson Fachin, de anular os processos de Lula na Operação Lava Jato, em Curitiba.

As denúncias nunca poderiam ter sido aceitas à luz da justiça. Ganha a democracia, ganha o povo brasileiro”, comentou a Governadora.

A vereadora Divaneide Basílio (PT) e as deputadas federal, Natália Bonavides (PT), e a estadual, Isolda Dantas (PT), também prestaram homenagens a Lula em suas redes sociais.

"A decisão do Ministro Fachin reconhece a farsa das condenações de Lula e corretamente anula os processos conduzidos por Moro e a força tarefa da Lava Jato em Curitiba. Mas é importante destacar que a decisão chegou com cinco anos de atraso e essa 'demora" provocou' danos irreparáveis. Lula foi preso injustamente, sem provas, por um juiz incompetente, e impedido de disputar as eleições de 2018. Por isso, é fundamental que Moro seja declarado suspeito e que nenhuma manobra promova novas injustiças contra o ex-presidente", defendeu Natália Bonavides.

Fernando Mineiro, deputado federal pelo RN diplomado, mas que não tomou posse ainda, também se manifestou sobre a decisão de Fachin e lembrou que a medida deveria ter sido adotada há cinco anos, já que as condenações impediram o ex-presidente Lula de se candidatar nas eleições de 2018.

"A decisão de absolver Lula deveria ter sido tomada há 5 anos. Mesmo com a intenção de parar o julgamento dos crimes de moro e cia, não deixa de ser o reconhecimento da injustiça que se fez contra quem mais contribuiu para mudar a vida do povo na história contemporânea nacional. Como está mais do que claro, toda a farsa da lavajato teve o objetivo de impedir a candidatura do Lula, num grande acordo de setores das elites nacionais.
Deu no que deu. Espero que o julgamento dos crimes de moro continue. Justiça, ainda que tarde", defendeu Mineiro.

Em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que ficou na dúvida se a decisão de Fachin era para absolver Lula ou Moro. Ele afirmou ainda que “Lula pode até merecer. Moro, jamais!”

Sérgio Moro ignorou e não fez qualquer menção, em seu twitter, sobre a decisão de Fachin. Já o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), afirmou que um FLAXFLU foi decretado monocraticamente, em alusão ao clássico do campeonato carioca entre Flamengo e Fluminense em comparação com a possível disputa entre Lula e Bolsonaro em 2022.

A decisão do Ministro do Supremo Federal, Edson Fachin, que ainda pode ser revertida caso seja apresentado recurso pela Procuradoria Geral da República, parece ter incomodado bastante o deputado federal pelo rio Grande do Norte, General Girão. Ele afirmou em seu twitter que a decisão de Fachin era uma vergonha internacional.

Imagens: reprodução redes sociais
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.