Por que a Paraíba avança mais na vacinação de idosos do que o Rio Grande do Norte
Natal, RN 19 de abr 2024

Por que a Paraíba avança mais na vacinação de idosos do que o Rio Grande do Norte

23 de março de 2021
Por que a Paraíba avança mais na vacinação de idosos do que o Rio Grande do Norte

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A campanha de vacinação contra a covid na Paraíba tem chamado atenção dos potiguares. Nesta terça-feira (23), João Pessoa iniciou a imunização de pessoas com 64 anos de idade, enquanto Natal começa a atender o público de 74. Algumas diferenças justificam esse abismo entre os estados irmãos, uma delas inclui os critérios de vacinação para profissionais da saúde.

Enquanto os municípios do Rio Grande do Norte buscaram imunizar todos os profissionais de saúde; na Paraíba, o Ministério Público determinou prioridade apenas aos que trabalham em unidades que recebem pacientes covid para que a vacinação dos idosos pudesse avançar mais rapidamente, já que era a população em que a doença era mais letal.

“Os MPs reforçam que os trabalhadores que não atuam diretamente no combate à pandemia do novo coronavírus só poderão ser imunizados depois de todas as pessoas com mais de 60 anos de idade.”, dizia determinação emitida em fevereiro.

De acordo com a Secretaria da Saúde da PB, já estão vacinados trabalhadores das unidades de saúde referência para covid-19, idosos com mais de 70 anos, idosos e pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas.

Aos profissionais da linha de frente que por alguma razão não se vacinaram estão destinadas 6% das doses da última remessa recebida pelo estado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN) confirmou em nota que a vacinação da categoria foi ampliada. “É importante esclarecer também que o Rio Grande do Norte ampliou a imunização dos profissionais de saúde, atingindo praticamente a totalidade desse segmento, o que impossibilitou que fossem direcionadas mais doses para os idosos. Já alguns outros estados, devido a decisões liminares, só puderam vacinar profissionais de saúde que estavam tratando diretamente de pacientes do novo coronavírus, o que explica a diferença no estágio da vacinação em relação à faixa etária. Por fim, mas não menos relevante, ressaltamos novamente que o planejamento da vacinação é feito pelos municípios, não pelo Governo do Estado”.

Foto: Ricardo Puppe

Para o secretário executivo de gestão da rede de Unidades de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (Ses), Daniel Beltrammi, em uma crise como esta da pandemia, especialmente no Nordeste, é preciso considerar a questão sanitária, mas também de segurança alimentar e de possibilidade de acesso a pacientes e pessoas mais vulneráveis, como os idosos.

“A Comissão Intergestores Bipartite, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde tomaram uma decisão em absoluto alinhamento: vacinar os idosos prioritariamente em caráter inegociável, usando as estratégias que o próprio Plano Nacional de Imunização nos permite fazer. Houve a vacinação dos profissionais da saúde da linha de frente, mas na sequência pudemos proteger doses de vários lotes no intuito de poder direcioná-las para idosos”, explicou Daniel ressaltando a importância de “ter prioridades absolutas”.

O secretário informou também que o estado está convertendo parte do que foi enviado recentemente para segundas doses em primeiras, permitindo que possam ser rapidamente repostas com os próximos lotes, sem colocar em risco a imunização da população. “Isso tem nos permitido avançar de maneira vigorosa e com foco na vacinação das pessoas que têm 60 anos ou mais”, completou.

Distribuição

Ainda sobre a discrepância na vacinação de idosos entre os estados. A Sesap também justificou que o Ministério da Saúde, “no início da distribuição das vacinas, elencou os estados que necessitavam de um quantitativo maior de doses em razão de se encontrarem em uma situação mais crítica em relação ao número de casos de covid-19. O Rio Grande do Norte não se enquadrava nessa situação em janeiro e, por isso, não recebeu esse número extra de doses”.

A Paraíba tem mais casos confirmados. São 247.312 infectados e 5.272 óbitos com 93 em investigação. Enquanto isso, RN tem 185.208 casos da doença, 4.168 mortes e mais 888 em investigação.

O RN recebeu 470.540 doses. O número de potiguares vacinados é 175.219, sendo 63.880 profissionais da saúde e 80.453 idosos. A comparação simétrica não é possível, porque o estado vizinho não divulga as doses aplicadas, mas sim distribuídas. Assim, a Paraíba distribuiu 391.979.

Fonte: Painel de vacinação - distribuição de doses/ Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba

Um gráfico mostra que 24% das doses distribuídas foram destinadas aos profissionais de saúde e 66% para pessoas entre 74 e 89 anos de idade. Uma parcela também foi destinada aos maiores de 90 anos, somando 18.751 doses.

O indicador de doses aplicadas usado pelo estado é o do Governo Federal, que apresenta 341.235 doses aplicadas na Paraíba e 229.635 no RN, número muito desatualizado com relação ao acompanhamento feito pelo governo estadual.

Número de idosos

De acordo com a Sesap, o Ministério da Saúde tem usado uma estimativa populacional do IBGE que não condiz com a realidade do RN. “Trata-se de uma estimativa antiga, que está muito aquém de nossa realidade populacional. Por isso, encaminhamos um documento à pasta pedindo a revisão dessa estimativa. Cabe ressaltar que o Ministério da Saúde não havia programado o envio de nenhuma dose para atender à população indígena do RN. Os imunizantes para esse público só foram enviados depois de solicitação via ofício feita pela Sesap”, informou em nota.

A quantidade de pessoas por faixa etária é bem semelhante entre as duas capitais, Natal e João Pessoa. Entre os 75 e 79 anos, Natal tem 3.578 contra os 3.083 de João Pessoa. A diferença também é pequena entre as pessoas dos 65 aos 69 anos: são 7.639 na cidade do Sol e 6.953 na capital da Paraíba. Uma diferença que não encontra explicação apenas nas estatísticas populacionais.

De acordo com o último censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), João Pessoa tem uma população de 723.515 pessoas e uma estimativa de 817.511 habitantes em 2021. Enquanto isso, Natal tem, pelo mesmo censo de 2010, uma população de 803.739 pessoas e a estimativa é de 890.480 habitantes em 2021.

Outras capitais do Nordeste

Das nove capitais nordestinas, Natal é a mais atrasada no processo de imunização. Das 85.944 doses recebidas, 60.987 foram aplicadas. A diferença entre as vacinas recebidas e aplicadas é de quase 25 mil unidades (24.957). A vizinha, João Pessoa (PB), já começou a vacinar idosos com 64 anos; Recife (PE) vacina idosos a partir de 69 anos; Maceió (AL) atinge o público de até 68 anos ainda nesta semana; Salvador (BA) o de 69; Aracaju (SE), São Luís (MA) e Fortaleza (CE), idosos com 73; e Teresina (PI) está vacinando o público entre 70 e 76 anos de idade.

Irregularidades

Vale ressaltar também que o Rio Grande do Norte foi o líder em fura-fila no Brasil. Em 11 de fevereiro, levantamento do Ministério Público do Rio Grande do Norte apontou 650 denúncias. No dia 23 de fevereiro, a Paraíba havia registrado 36 denúncias de quebra na prioridade.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.