Projeto da Prefeitura de Natal que muda nome da av. Bernardo Vieira para Nevaldo Rocha será votado na próxima terça (6)
Natal, RN 28 de mar 2024

Projeto da Prefeitura de Natal que muda nome da av. Bernardo Vieira para Nevaldo Rocha será votado na próxima terça (6)

31 de março de 2021
Projeto da Prefeitura de Natal que muda nome da av. Bernardo Vieira para Nevaldo Rocha será votado na próxima terça (6)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Para não atrasar a votação do projeto que garante a inclusão dos professores na fase um da vacinação contra a covid-19, os parlamentares da Câmara Municipal de Natal decidiram fazer apenas a primeira votação, sem debates, do projeto enviado pela Prefeitura de Natal que muda o nome da avenida Bernardo Vieira para Nevaldo Rocha.

A proposta foi aprovada apenas em 1ª discussão, mas com cinco votos contrários de Ana Paula (PL), Brisa Brachi (PT), Divaneide Basílio (PT), Júlia Arruda (PC do B) e Robério Paulino (Psol). Os vereadores destacaram que o momento não é adequado à mudança que vai intervir na vida dos comerciantes localizados na Bernardo Vieira, que precisarão modificar todos os registros junto aos órgãos públicos, nos cadastros das empresas, além das modificações em embalagens e marca das lojas.

“Nós escutamos vários comerciantes da Bernardo Vieira e eles disseram que vão ter um trabalho imenso no meio da pandemia, numa situação delicada, não ter que providenciar mudança em todos os organismos onde têm cadastro, o cadastro das empresas com endereço correspondência, muito complicado, vai trazer prejuízo para comerciante e pessoas da região, a prefeitura também que trocar placas”, argumentou Robério ao votar contra o projeto.

O projeto do prefeito Álvaro Dias (PSDB) chegou à Câmara Municipal de Natal há menos de um mês, no dia oito de março, e apesar da tramitação rápida, não foi votado em caráter de urgência. Emendas poderão ser colocadas durante a 2ª discussão, na próxima terça (6).

Essa não é a primeira tentativa do prefeito de Natal de homenagear Nevaldo, que é fundador do grupo Guararapes, proprietário das lojas Riachuelo e do shopping Midway Mall, que fica na esquina da Bernardo Vieira com a Salgado Filho. Álvaro Dias já tinha tentado mudar o nome da outra avenida por onde o shopping Midway Mall também passa, a Salgado Filho. Mas, diante da repercussão negativa, acabou pedindo para arquivar a proposta.

Quem foi Bernardo Vieira?

Bernardo Vieira foi um militar do século XVII que ajudou na luta contra o Quilombo de Palmares, resultando na matança de mais 400 negros prisioneiros. Foi nomeado governador do Rio Grande do Norte em 1695 e foi considerado um “pacificador” por combater os índios Janduís, que ficavam no sertão.

Nevaldo Rocha

Nevaldo Rocha faleceu em junho de 2020, aos 91 anos de idade. Ele é natural de Caraúbas (RN) e depois das primeiras experiências sem sucesso no comércio da capital, muda-se para Pernambuco e, em 1951, inaugura uma pequena loja de confecções em Recife, à qual dá o nome de Guararapes, em homenagem à batalha dos Guararapes, ocorrida no século XVII entre o exército holandês e os simpatizantes do império português. A volta para Natal aconteceria em 1959, se estabelecendo onde hoje funciona o Midway.

Nevaldo Rocha I Foto: Canindé Soares
Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.